Nível de testosterona sobe em homens que desejam ser pais

Atualizada em 27/03/2022 às 15h28

Os homens que querem ter filhos elevam as chances de paternidade ao inconscientemente aumentarem os níveis do hormônio masculino testosterona, segundo estudo publicado na revista "New Scientist" (www.newscientist.com).

Cientistas do Instituto de Psicologia Aplicada, em Lisboa, liderados por Katherine Hirschenhauser, estudaram o comportamento de 27 homens para medir o nível de testosterona em suas salivas de manhã, durante 90 dias.

Quando compararam a dosagem hormonal à atividade sexual masculina, eles descobriram que os homens que estavam tentando engravidar suas mulheres produziam mais testosterona quando necessário.

O aumento de testosterona detona uma mudança hormonal que faz crescer a produção de esperma, tornando a concepção mais provável.

"Todos os homens apresentaram padrões diferentes para a ocorrência de picos de testosterona no período. Mas, em homens que tentavam tornar-se pais, os picos coincidiam muito mais frequentemente com os períodos de intensa atividade sexual", apontou a revista.

Hirschenhauser disse que a descoberta mostra que os homens influenciam seus próprios níveis hormonais.

"Os homens podem reagir a suas parceiras, mas apenas se quiserem", afirmou a pesquisadora.

Outros pesquisadores acreditam que a explicação poderia estar ligada a descobertas anteriores, as quais concluíram que as mulheres são mais receptivas ao sexo quando estão próximas da ovulação, e que mulheres que moram juntas menstruam na mesma época.

Jim Pfaus, um especialista em neurobiologia sexual da Universidade de Concordia, em Montreal, sugere que os homens que estão tentando ser pais respondem aos hormônios sexuais de suas parceiras sincronizando os seus níveis de testosterona com o meio do ciclo ovulatório da mulher, momento em que elas têm mais chances de engravidar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.