Litorânea ganha pracinha com banheiros e quiosques

Atualizada em 27/03/2022 às 15h29

A pracinha da Avenida Litorânea foi reinaugurada nesta quinta-feira, pelo gerente de Desenvolvimento Regional de São Luís, Fernando Fialho, depois de receber obras de urbanização realizada pelo governo do Estado.

Na área de 4,2 mil metros quadrados foram construídos sete quiosques e dois boxes, um posto de saúde para atendimentos emergenciais, uma arena com arquibancada para a realização de shows; além de banheiros públicos e playground para o lazer das crianças.

Durante a inauguração da pracinha o gerente de São Luís entregou aos comerciantes que já trabalhavam no local as barracas que foram construídas pelo governo. Elas foram entregues sob o regime de comodato. A reurbanização da praça é a primeira etapa da obra que está sendo executada pelo governo em toda Litorânea.

O trabalho foi elogiado pelos barraqueiros e pelas pessoas que vão à litorânea para fazer caminhada, andar de bicicleta ou simplesmente tomar uma água de coco e levar os filhos para passear. “Essa obra serviu para embelezar ainda mais um espaço que já era muito bonito. Com uma melhor infra-estrutura temos certeza que mais gente vai adotar esse espaço como o seu principal ponto de diversão”, acredita a presidente da Associação da Pracinha da Litorânea, Bequel Branco.

Os irmãos, Teresa Cristina Carneiro e Fabiano Júnior Carneiro, que estavam ontem pela manhã brincado no praygraud da praça, também aprovaram a obra. “Agora temos um espaço mais organizado, mais limpo e mais bonito para brincar. Vamos aproveitar ainda mais os brinquedos daqui”, disse Teresa.

Fabiano que tem a mesma opinião da irmã: “Ganhamos novos brinquedos e um espaço mais amplo. Acho que todo mundo vai gostar de vir aqui”.

Segundo Fernando Fialho o trabalho que está sendo realizado na litorânea é a continuidade de um projeto do governo que visa melhorar a infra-estrutura da capital para fomentar o turismo e gerar mais emprego e renda para a população. “O primeiro investimento feito pelo governo na Litorânea foi a solução definitiva do saneamento da rede de esgoto que está em pleno funcionamento e que garantiu a construção de banheiros públicos nos barres”, observou o gerente.

Ele lembrou que as ações do governo nesta área não estão concentradas na Capital. Outros municípios como Barreirinhas, São José de Ribamar e Imperatriz também têm recebido importantes obras do governo no sentido de realçar mais as belezas naturais do local e garantir espaços mais adequados para a realização de manifestações culturais.

As obras executadas pelo governo são discutidas com a comunidade. Na Avenida Litorânea, por exemplo, a pedido das pessoas que fazem caminhada no local, um espaço onde seria colocado grama, receberá calçamento; ampliando assim a área do calçadão. Os ciclistas, por sua vez, ganharam um espaço próprio, que vai garantir mais comodidade para eles e para as pessoas que fazem caminhadas. “A ciclovia será semelhante ao do calçadão do Rio de Janeiro”, revelou Fernando Fialho.

Atendimento médico – O gerente informou que a partir da próxima semana, será oferecido um novo serviço na pracinha da Litorânea para as pessoas que fazem caminhada no local. Uma equipe de profissionais da Federação Estadual de Esporte vão estar fazendo o controle da pressão arterial e da diabetes dessas pessoas. Trabalho semelhante é feito na Lagoa da Jansen. "Esse trabalho visa a melhoria da qualidade de vida da população”, destacou o gerente.

Nos finais de semana uma equipe formada por paramédicos e enfermeiros vai estar de plantão no posto de saúde instalados na praça para realizarem atendimentos emergenciais.

A obra completa de reurbanização da Avenida Litorânea deve ser concluída até o final do ano. Em novembro o governo deve terminar a construção do calçadão, que vai do Calhau até a praia de São Marcos. A construção dos 56 bares, deve levar um pouco mais de tempo para ser concluído, deve ocorrer em dezembro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.