Retrospectiva 2021

Variante Ômicron liga alerta em todo o mundo; como foi o mês de dezembro

Títulos de Rayssa Leal e bastidores dos famosos também foram destaques no mês.

Imirante.com

Atualizada em 26/03/2022 às 18h52

MARANHÃO - Nos primeiros dias do mês de dezembro, a maior preocupação no Maranhão e em todo o Brasil foi a presença da variante Ômicron no Brasil, mesmo com 90% dos adultos brasileiros já vacinados com a primeira dose. Para tentar controlar o avanço da variante, o STF determinou que o Brasil exija comprovante vacinal de viajantes. Enquanto isso, o Maranhão antecipou a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 e revelou que não vai exigir prescrição médica para vacinação de crianças de 5 a 11 anos, indo contra a sugestão do ministro Marcelo Queiroga.

Ainda neste mês, os bastidores políticos foram intensos, com André Mendonça é aprovado em sabatina da CCJ do Senado, ministro pauta processo de cassação de Duarte Júnior no TSE, o ato de truculência policial contra a deputada Daniella Tema e as investigações sobre Josimar de Maranhãozinho, por suposta prova de crime de corrupção.

Na editoria de polícia, vários acontecimentos foram registrados, como o estudante que foi assassinado a golpes de faca dentro de escola em Cajapió, a morte de uma grávida de sete meses por overdose, a apreensão de uma estufa de supermaconha em Timon, a prisão do maranhense que passou seis dias foragido em Goiás após três homicídios, policiais cercando ônibus alvo de assalto no Angelim, a chacina que deixou quatro mortos em Lago da Pedra, a morte de uma jovem de 18 anos enquanto trabalhava em Coroatá, o homicídio de um policial civil aposentado na Região Metropolitano de São Luís, a explosão de um banco por um grupo de criminosos em Bom Jardim e um homem sendo atingido por quatro tiros após tentativa de assalto no bairro Coroadinho.

Em mês de Natal, uma foto viralizou nas redes sociais, com um menino encontrando uma árvore de Natal em um lixão de Pinheiro. O Imirante.com contou a história do jovem e das 300 famílias que sobrevivem desse lixão. Também em dezembro, morreu o engenheiro Luiz Phelipe Andrès, coordenador da revitalização do Centro Histórico de São Luís, banhistas foram resgatados na Praia do Olho d'Água e montador de móveis denunciou ter sido vítima de racismo.

Na Mira

Dezembro contou com várias notícias sobre eventos e celebridades. Entre os destaques, estão a lista de vídeo mais vistos no YouTube, o lançamento de um clipe entre Ed Sheeran e Elton John, o marido de Paulo Gustavo jogando as cinzas do ator em Nova York, a eliminação da maranhense Mileide Mihaile na Fazenda, a presença de Maria Fernanda Cândido em um filme da franquia Harry Potter e a farofa da GKay, com destaque para o reencontro de Xand Avião e Solange Almeida, e a ex-BBB Viih Tube sendo flagrada aos beijos na mesma festa.

No Maranhão, os destaques foram a realização da 14ª edição da Feira do Livro, a apresentação do espetáculo "Cura", de Deborah Colker, a vitória da TV Mirante no Prêmio Volts e o Brechó de Natal entregando doações aos beneficiados pelo Gratitude.

Continua após a publicidade..

Também em dezembro, o cantor maranhense Maurílio, da dupla com Luiza, foi diagnosticado com tromboembolia pulmonar e foi internado em um hospital de Goiânia.

Entre os famosos, três perdas: morreram a atriz e modelo Mila Moreira, o cantor Monarco e a escritora Anne Rice.

Esporte

Em dezembro, a skatista maranhense Rayssa Leal brilhou com a conquista do STU Open Rio e também faturou dois troféus no Prêmio Brasil Olímpico. Além disso, Ana Paula Rodrigues conduziu a Seleção Brasileira de Handebol Feminino às quartas de final do Mundial, e o Sampaio Basquete ficou em quarto lugar no Brasileirão de Beach Soccer. O mês também foi marcado pelo início da votação do Troféu Mirante Esporte.

Com a temporada finalizada, o Sampaio Corrêa anunciou seus primeiros reforços e renovações de contrato para 2022. Além disso, o Tricolor conheceu seus adversários na primeira fase da Copa do Nordeste. O Moto Club, por sua vez, iniciou a reformulação do elenco, enquanto o Tuntum conquistou o título da Copa FMF e garantiu a inédita participação na Copa do Brasil em 2022.

No cenário nacional, o Atlético Mineiro faturou o título do Brasileirão após 50 anos de espera e também venceu a Copa do Brasil. Na última rodada, foram definidos os últimos classificados para a Copa Libertadores e para a Copa Sul-Americana, além de confirmar os rebaixados para a Série B. Outros destaques esportivos que repercutiram foram as boas atuações do maranhense Galego na Europa League e o piloto holandês Max Verstappen conquistando a Fórmula 1 pela primeira vez na carreira.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.