MARANHÃO - O mês de novembro foi marcado por uma tragédia que chocou o Brasil: a cantora Marília Mendonça morreu, aos 26 anos, após a queda de um avião na cidade de Caratinga (MG). Autoridades, artistas e fãs lamentaram a morte da "Rainha da Sofrência", que fez um show inesquecível em São Luís em 2018. O velório de Marília Mendonça foi realizado na Goiânia Arena, com sepultamento e enterro restrito aos familiares. Uma das inúmeras homenagens "in memoriam" a Marília foi feita pelo pelo Prêmio Multishow, que a elegeu a cantora do ano.
Além disso, as preocupações com a Covid-19 continuaram durante o mês de novembro. Com a vacinação em bom ritmo, o número de casos e mortes da doença caíram em todo o Maranhão e tiveram a menor média móvel desde abril no Brasil, mas todos tiveram que ligar o alerta com o surgimento da variante Ômicron, que tem maior potencial de infecção. No Maranhão, o governador Flávio Dino definiu regras de flexibilização do uso de máscaras, e pessoas de 50 anos ou mais começaram a receber dose de reforço contra Covid-19.
Novembro também foi marcado pelo número intenso de casos policiais em todo o estado do Maranhão, com assaltos a ônibus em São Luís, um suspeito de roubo sendo preso durante competição de futebol em Anajatuba e a prisão de um suspeito de cometer duplo feminicídio em um salão de beleza em Imperatriz. Nos últimos nove meses, de acordo com o Monitor da Violência, o número de mortes violentas aumentou no estado.
Outro assunto que deu o que falar em São Luís em novembro foi a greve dos rodoviários na Grande Ilha de São Luís. Após 12 dias de paralisação, as atividades foram retomadas no transporte público sem aumento de passagem.
Também em novembro, várias tragédias foram registradas no Maranhão: um criança morreu após contrair o vírus da raiva em Chapadinha, outra criança morreu eletrocutada após tocar em fio de altatensão, uma criança e uma mãe foram encontrados sem vida no rio Itapecuru, e uma criança de cinco anos morreu atropelada no Anil, após soltar a mão da mãe e correr para a pista.
No ramo político, o mês contou com a aprovação do texto-base da PEC dos Precatórios em segundo turno na Câmara dos Deputados, a homenagem a José Sarney por parte da presidência da Argentina, a filiação do presidente Jair Bolsonaro ao PL e a abertura da CPI dos Transportes em São Luís. Ainda em novembro, Flávio Dino deu aval à candidatura de Carlos Brandão ao governo do Maranhão, e o prefeito Eduardo Braide anunciou o cancelamento da festa de Réveillon em São Luís.
O mês de novembro também contou com matérias especiais, como o estudo que mostra como São Luís pode ser afetada pelo nível do mar com alta da temperatura, a movimentação de cemitérios da Grande São Luís no dia de finados, a história do Bacharel em direito que levantou bandeira LGBTQIA+ em baile de formatura, o salvamento de um bebê de oito dias que se engasgou com leite em Imperatriz, a queda do preço nas refeições nos restaurantes populares do Maranhão para R$ 1, a história de Seu Francisco, vendedor de suco de laranja em São Luís e a eleição de Kaio Saraiva como presidente da OAB/MA.
Também no Maranhão, duas apostas sortudas se deram bem nas loterias. Enquanto uma aposta de Benedito Leite levou um prêmio de R$ 18,1 milhões na Mega-Sena, uma aposta de Bom Jardim venceu na Lotofácil. Já no cenário nacional, chamaram a atenção a instabilidade nas redes sociais e a realização do Enem, que teve como tema da redação "Invisibilidade e Registro Civil".
Na Mira
Em novembro, vários famosos tiveram momentos de destaque: Ana Maria Braga prestou homenagem ao amigo Tom Veiga, a tutela da cantora Britney Spears chegou ao fim após 13 anos, a atriz Camila Queiroz e a TV Globo romperam contrato após polêmicas em "Verdades Secretas 2", a dupla sertaneja Chrystian e Ralf chegou ao fim após 40 anos, e Xuxa e Marlene Mattos se reencontraram após 19 anos de rompimento.
Também houve momentos de reconhecimento da obra de grandes artistas em novembro, com Fernanda Montenegro e Gilberto Gil eleitos para a Academia Brasileira de Letras, Zeca Baleiro ganhando o Grammy Latino de melhor álbum de MPB, e o repente sendo reconhecido como patrimônio cultural do Brasil.
No Maranhão, Xand Avião e Nattan fizeram o show "Tamo Voltando", promovido pela 4Mãos e transmitido ao vivo pelo Imirante.com, Luciano Huck contou a história do maranhense Raimundo José, criador da "TV Quilombola", e o artista Lucas Luciano, que pinta com os pés e a boca, fez exposição em São Luís.
Ainda no mês de novembro, morreram o pianista Nelson Freire, a colunista de política Cristiana Lôbo e o dublador Leonardo José, conhecido por trabalhar na dublagem do personagem Thanos.
Esporte
No esporte, o destaque do mês de novembro foi a permanência do Sampaio Corrêa no Campeonato Brasileiro Série B, após correr um ligeiro risco de rebaixamento para a Terceira Divisão. O Tricolor também teve um mês de reeleição do presidente Sergio Frota e de tristeza pela morte do ex-presidente José Alberto de Moraes Rego, o Geografia, aos 78 anos.
O Moto Club, por sua vez, amargou a eliminação na terceira fase da Pré-Copa do Nordeste para o CRB, após eliminar Retrô e América-RN, e encerrou as atividades da equipe profissional na temporada. Nos bastidores, o Papão elegeu Yglésio Moyses como novo presidente. Enquanto isso, a Copa FMF teve início, com oito times brigando por vagas na Série D e na Copa do Brasil de 2022.
Novembro também foi marcado pelas conquistas de vários maranhenses em competições de renome. Rayssa Leal ficou com o vice-campeonato do Circuito Mundial de Skate Street, a delegação maranhense conquistou seis medalhas nos JEBs, a kitesurfista Socorro Reis sagrou-se pentacampeã brasileira de Hydrofoil, o nadador Davi Hermes faturou quatro ouros no Brasileiro de Natação, e o Sampaio Araioses venceu a Taça Brasil de Futsal 2ª Divisão, pouco depois de ser vice-campeão na Copa do Nordeste de Futsal.
No futebol nacional, o Palmeiras faturou o tri da Copa Libertadores após vencer o Flamengo na prorrogação em Montevidéu, enquanto o Athletico Paranaense conquistou a Copa Sul-Americana depois de bater o Bragantino. Além disso, o Brasil garantiu vaga na Copa do Mundo de 2022, Lewis Hamilton venceu o GP do Brasil de Fórmula 1, e Lionel Messi ganhou a Bola de Ouro da France Football.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.