Maranhão

Primeira ação do Maranhão Profissional terá início terça-feira

Às 9h da manhã, será realizada a aula inaugural dos cursos por meio de videoconferência.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h38

Na próxima terça-feira (17) terá início a primeira ação de qualificação do programa Maranhão Profissional, lançado na última quarta-feira (11) pela governadora Roseana Sarney. Às 9h da manhã, será realizada a aula inaugural dos cursos de Elétrica, Eletrônica de Manutenção, Telecomunicações e Eletrônica, simultaneamente, nos 10 Centros de Educação Tecnológica (Cetecmas) na capital e interior, por meio de videoconferência.

A aula inaugural será presidida pelo secretário-chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva, que estará no Cetecma da Praia Grande, em São Luís. Os secretários de Trabalho, José Antonio Heluy, e de Ciência e Tecnologia, João Bernardo Bringel, estarão presentes nos Centros Tecnológicos de Imperatriz e de Santa Inês, respectivamente.

Fruto da parceria firmada entre a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sectec) e a Secretaria de Trabalho e Economia Solidária (Setres), estão sendo oferecidas 2.048 vagas para formação de profissionais nas ocupações de Elétrica, Eletrônica de Manutenção, Telecomunicações e Eletrônica.

As aulas serão ministradas nos Cetecmas localizados em São Luís, Imperatriz, Caxias, Santa Inês, Açailândia, Brejo, Pinheiro, Barra do Corda, Codó e Pedreiras. Na capital, os cursos serão ministrados em dois pólos - no Estaleiro Escola do Sítio do Tamancão (Área Itaqui-Bacanga) e no Cetecma Praia Grande (Rua Portugal). A convocação das turmas foi realizada pela Setres, por meio das agências do Sine na capital e interior “Nosso banco de dados, que também reúne trabalhadores interessados em fazer cursos de qualificação profissional, foi nosso ponto de partida”, contou o secretário José Antônio Heluy. “Fizemos a seleção e o recrutamento desses candidatos e formamos cerca de seis turmas por pólo; cada turma com 32 alunos”, concluiu.

De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia, João Bernardo Bringel, a escolha dos cursos se deu pela necessidade do mercado. “São cursos que atendem a necessidade de parte dos grandes projetos que estão se instalando no Maranhão”, esclareceu.

Cursos –

As salas de aula dos Cetecmas são equipadas com a tecnologia IPTV, um serviço de TV digital semelhante às redes de tevê por assinatura, que permite a interatividade entre as turmas dos 10 municípios – numa espécie de aula por videoconferência – além de contar com a presença de instrutores e coordenadores pedagógicos em cada turma.

Estão formadas turmas para os turnos matutino, vespertino e noturno, voltadas para qualificação de trabalhadores com idade mínima de 18 anos, ensino médio completo e fora do mercado de trabalho.

Os educandos receberão material didático completo, além de ferramentas de trabalho para as aulas práticas. Os cursos têm duração estimada de 6 meses e após a conclusão, os trabalhadores estarão aptos ao mercado, com encaminhamento para o trabalho planejado pela Setres.

Secom/Governo do Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.