Educação

Encontro discute o fortalecimento do ensino médio

O evento começa na terça-feira (26) no <i>campus</i> da UFMA em São Luís.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h51
(De Jesus / O Estado)

MARANHÃO – Começa na próxima terça-feira (26), em São Luís, o primeiro Encontro de Formação Continuada no Âmbito do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio para formadores regionais do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio do Maranhão.

O evento será na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Segundo uma das coordenadoras do pacto Négile Dorneles, o Pacto Nacional tem uma programação preestabelecida pelo Ministério da Educação, que prevê a realização de três seminários estaduais.

O primeiro consiste no desenvolvimento dos formadores regionais das 19 unidades regionais da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), que serão instruídos pelos seis formadores das Instituições de Ensino Superior (IES) selecionados por meio de chamada pública e avaliados por critérios previstos pelo pacto. Todos os selecionados são professores da UFMA.

A formação dos discentes durará dez meses, sendo continuado por mais dois meses para a escrita de relatórios que constarão uma avaliação do projeto, que vai atingir todas as escolas.

O pacto funcionará efetivamente com uma primeira capacitação dos formadores regionais das 19 Unidades Regionais de Ensino (URE’s). Cada uma terá pelo menos um representante, com exceção de São Luís que possui cinco, Pinheiro e Imperatriz, cada um com dois formadores, completando um total de 25 formadores regionais pelo Estado.

Após esse primeiro momento, é a vez dos orientadores de estudos receberem a capacitação dos formadores regionais. Os orientadores de estudos foram escolhidos pelas escolas que representam e são os últimos multiplicares desse processo, levando a formação para a suas escolas e para os demais professores e coordenadores.

A cada 35 professores, a escola tinha o direito de indicar um professor para ser orientador. A formação é feita a partir de seis livros que servirão para pautar as discussões nas escolas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.