Certificação

Encceja será aplicado nesta terça a presos de todo Brasil

Nesta edição, as provas serão aplicadas a 34.001 pessoas privadas de liberdade.

Divulgação / MEC

Atualizada em 27/03/2022 às 11h52

BRASIL – A edição de 2014 do Exame Nacional para Certificação e Competências de Jovens e Adultos (Encceja) será aplicada a 34.001 pessoas privadas de liberdade e jovens sob medidas socioeducativas nesta terça-feira (29), de manhã e à tarde.

As provas serão realizadas nas unidades indicadas pelos órgãos de administração prisional e socioeducativa de cada Estado. Os participantes serão encaminhados aos locais das provas às 7h55 (horário de Brasília) para os testes de ciências naturais, história e geografia.

Às 13h55, será a vez das provas de matemática, língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação. Ao todo, são quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma proposta de redação.

O Encceja é feito por pessoas que não tiveram oportunidade de concluir o ensino fundamental na idade apropriada e pretendem obter a certificação de conclusão. Os candidatos ao certificado devem ter no mínimo 15 anos completos na data de aplicação do exame.

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) até o segundo dia útil após a realização do exame. Os responsáveis pedagógicos terão acesso aos resultados individuais dos participantes das respectivas unidades prisionais ou socioeducativas pelos relatórios disponíveis no sistema de inscrição.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.