Inclusão

Escola Bilíngue para surdos forma primeiras turmas

A primeira escola bilíngue do Estado formou cerca de 15 alunos

João Rodrigues/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h55

IMPERATRIZ – Em atividade desde março de 2012, a Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Professor Telasco Pereira Filho vem sendo fundamental para a inclusão de surdos na ensino regular.

Em pouco mais de 2 anos, a unidade escolar localizada na rua Henrique Dias, bairro São José do Egito, formou e encaminhou à rede regular, aproximadamente, 15 surdos.

“Sou muito feliz coordenar esta escola porque ela é parceria da inclusão. Estamos preparando os surdos para incluí-los no 6º ano com equidade, ou seja, com as mesmas condições do ouvinte”, ressaltou a diretora da escola, Maria Ivanilde Oliveira Santos.

A escola atende crianças surdas a partir de 2 anos de idade.
Ivanilde Oliveira observou que nas series iniciais da educação infantil (1º, 2º e 3º anos) as crianças não têm uma língua própria, nem a materna deles, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a segunda língua, a portuguesa.

A Escola Bilíngue é composta por 13 professores, um instrutor de libras, uma fonoaudióloga, uma coordenadora pedagógica e quatro pessoas da equipe de apoio.

Dentre as atividades sociais programadas para os próximos dias estão as comemorações da Páscoa, na próxima quarta-feira(16).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.