Campanha

Instituições discutem ações sobre a redução da menor idade

A reunião foi realizado hoje (27), no Centro Pastoral da Igreja Católica.

Diana Cardoso/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h57

IMPERATRIZ – Representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Conselho Tutelar do município se reuniram na manhã desta quinta-feira (27), na sede do Centro Pastoral da Igreja Católica com o bispo da Diocese de Imperatriz. A reunião teve como finalidade discutir estratégias de conscientização ao combate da aprovação de leis da menor idade penal.

[e-s001]

O presidente do Conselho dos Direitos da Criança, Ariston Di França, afirmou que reduzir a maioridade penal não ajudará a resolver o problema da violência no país, e que é muito importante reforçar a parceria com igreja católica para lutar pelos direitos destes menores.

“A Igreja Católica pode contribuir bastante. Vamos fazer palestras nas comunidades para conscientizar as pessoas, sobre este tema. Muitos projetos tramitam nas casas de leis, precisamos fortalecer esta discursão para que estes projetos não sejam aprovados”, reforça.

Ariston Di França, destacou ainda, que os a estatística de crimes cometidas pelo menores representam a minoria. “As estáticas mostram que 90% dos crimes são cometidos por pessoas maior de idade. Apenas 10% destes crimes são cometidos por menores, e somente 1% contra a vida humana. Reduzir a menor idade não vai resolver o problema da criminalidade e da violência”.

Segundo o bispo Dom Gilberto Pastana, a Igreja é contra a aprovação de leis que possam redzir da menor idade penal, inclusive, foram discutidas várias ações com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

“A igreja iniciou esta discussão a nível da CNBB, e todos os bispos reafirmaram a posição contrária da igreja à redução da maioridade penal. É uma das bandeiras defendidas pela Pastoral da Juventude. O problema não está na redução da idade e sim na falta de políticas públicas como a construção de ginásios, incentivando a prática de esportes, incentivo à cultura, educação voltadas para os jovens e adolescentes”, afirma o bispo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.