Finanças

Reforma administrativa deverá reduzir os gastos

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 13h47

IMPERATRIZ - A reforma administrativa encaminhada pelo prefeito de Imperatriz, Ildon Marques, à Câmara de Vereadores e aprovada em dezembro de 2007 reduz gastos, cargos e secretarias. “O governo pode trabalhar agora com uma máquina administrativa reduzida, mais ágil e dinâmica”, disse o secretário de Administração, Raimundo Fonseca.

A reforma está sendo implementada desde o começo de janeiro. Servidores em cargos de comissão que permanecem no governo estão sendo renomeados; outros, remanejados de cargo ou função em secretarias que se fundiram.

A única secretaria criada com a reforma é a de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (Meio Ambiente era uma superintendência ligada à antiga Secretaria de Infra-Estrutura, Meio Ambiente e Transportes - Sinfra). “A Sinfra agora fica apenas com a infra-estrutura e transportes. Será uma secretaria que basicamente executará serviços nessas duas áreas. A Secretaria de Planejamento Urbano e Meio Ambiente fica responsável por implementar o Plano Diretor e traçar políticas de desenvolvimento sustentável, juntando crescimento urbano com responsabilidade ambiental”, explicou o secretário.

FUSÃO

Da fusão da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Finanças com a Receita Municipal, foi criada a Secretaria de Fazenda e Gestão Orçamentária (Sefago). A Secretaria da Juventude e do Esporte (Sejuves) perde o gerenciamento das áreas de esportes e lazer, que estão agora sob a responsabilidade da Secretaria de Educação.

Entre as alterações na estrutura administrativa do Município, a reforma cria a figura técnica do diretor-executivo em todas as secretarias.

Segundo o secretário de Administração, “o diretor-executivo será uma espécie de gerente nas secretarias, que cuidará de todas as questões internas de funcionamento e encaminhamento burocrático de documentos, correspondências e processos, entre outras atribuições”.

O artigo nº 105 da Lei 1.235/2007, que instituiu a reforma, assegura a readequação do Orçamento de 2008 para atender às responsabilidades financeiras das secretarias. O Orçamento aprovado pela Câmara está em torno de R$ 218 milhões.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.