Capital das Compras

Lançado projeto de vendas para o Natal

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 13h52

IMPERATRIZ - O prefeito de Imperatriz, Ildon Marques, garantiu total apoio a um grupo de empresários imperatrizenses, que se reuniu quinta-feira última em sua residência, para apresentar o Projeto Imperatriz Capital das Compras. A ação é uma iniciativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e hoje é desenvolvida em 22 estados do Brasil. A área de atuação é o mercado varejista e serviços. Este ano, o projeto será desenvolvido pelo Sebrae Maranhão, inicialmente, em 11 municípios.

Em Imperatriz, o projeto foi lançado em maio deste ano e apresentado oficialmente na quinta-feira ao prefeito, que elogiou a iniciativa e destacou a importância do projeto para o crescimento do comércio varejista.

“Imperatriz é um pólo comercial, que é um grande motivo de orgulho para a gente, sem falar na instalação de várias faculdades. Portanto, a mobilização para a implementação do comércio é de fundamental importância e cabe a nós, como poder público, aplaudir e prestar o nosso apoio”, disse o prefeito.

Além do Sebrae, o projeto tem o apoio da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial (ACI) e Prefeitura de Imperatriz. O objetivo do projeto é contribuir para elevar o nível de competência das micro e pequenas empresas varejistas do centro urbano de Imperatriz, incentivando o intercâmbio comercial e a competitividade.

DIAGNÓSTICO

De acordo com o diagnóstico elaborado, o projeto atua em três áreas: gestão e modernização, infra-estrutura e urbanização e marketing e vendas. A primeira visa capacitar os empresários para administrar o processo de gestão da empresa, estimulando investimento de reforma e modernização das lojas.

A segunda área de atuação do projeto visa enfocar e estimular a administração pública local, com apoio das empresas e entidades representativas e instituições financeiras, e investir nas melhorias necessárias de infra-estrutura, principalmente trânsito, segurança, limpeza e sinalização, bem como em projetos urbanísticos e paisagísticos, tornando a cidade mais bonita, agradável e atrativa.

A última área de atuação do projeto visa a elaboração de estratégias conjuntas de marketing e vendas, estimulando associativismo e intercâmbio comercial, capaz de estimular o crescimento do fluxo de clientes locais, vizinhos e turistas, por meio da marca “Imperatriz Capital das Compras”, além de calendários promocionais ao longo do ano, atraindo consumidores e fortalecendo a imagem do comércio.

De acordo com o diagnóstico identificado das lojas, foi criada uma grade de capacitação de consultoria, a fim de tornar essas lojas mais competitivas. Neste ano, 52 empresas estão sendo capacitadas e assessoradas nas áreas de planejamento, controle financeiro e formação de preços, assim como na área de design, elaboração de marcas, logomarcas e fachadas.

TREINAMENTO

Em Imperatriz, 1.104 profissionais foram capacitados para realizar treinamentos nas áreas de técnicas de vendas e atendimento ao cliente. Também foram elaborados planos de negócios para financiamento de reformas e modernização das lojas.

As ações de capacitação e consultorias estão previstas para acontecer até dezembro de 2009. Depois da apresentação do projeto, o prefeito entregou aos empresários o design e a logomarca de algumas empresas que foram beneficiadas com a modernização. Em seguida, foi servido um almoço a todos os convidados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.