Nova política

Ildon implementa política de saúde mental

Núcleo de Atenção Psicossocial e brinquedoteca terapêutica são concluídos.

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 13h53

IMPERATRIZ - O município de Imperatriz está avançando no setor de saúde mental. A nova política elimina o modelo de hospital psiquiátrico manicomial e preconiza o atendimento ambulatorial, com a manutenção ou resgate dos vínculos sociais. Além disso, recomenda os serviços alternativos, que proporcionem tratamento intersetorial mais humano e eficaz.

Entre os serviços propostos, estão os centros de Atenção Psicossocial (Caps). Em Imperatriz, o Programa de Saúde Mental está em expansão, visando garantir os direitos e dar assistência integral aos que sofrem com transtornos mentais.

Ontem, o prefeito Ildon Marques inaugurou a primeira brinquedoteca terapêutica do Maranhão, no Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Caps IJ), coordenado pela assistente social Herta Maria Castelo Branco, no Complexo de Saúde Pública, no Parque Anhanguera. Além disso, o prefeito entregou à população o Núcleo de Atenção Integrada à Saúde de Imperatriz (Naisi), localizado na avenida Babaçulândia, nas instalações onde funcionou uma clínica psiquiátrica.

Enfermagem

O coordenador do Programa de Saúde Mental, Leonardo Sampaio, enfermeiro, especialista em saúde mental, informou que Imperatriz está ratificando o seu compromisso com a Lei da Reforma Psiquiátrica, proporcionando a ampliação da rede assistencial em saúde mental, que conta atualmente com um ambulatório, o Caps adulto, o Caps infanto-juvenil e o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps-AD), que se encontra em fase de instalação.

“Com o Núcleo de Atenção Integrada à Saúde, a rede está sendo implementada com serviço de internação psiquiátrica de curta duração e com 60 leitos para atender pacientes de Imperatriz e região”, explicou o coordenador. O Naisi será coordenado pelo enfermeiro Osvaldo José Theodoro Neto.

“Com a inauguração da brinquedoteca, que é um grande reforço terapêutico fundamental no processo de recuperação da criança e do adolescente do Caps IJ, deu-se mais uma contribuição à população imperatrizense no contexto da saúde mental”, ressaltou Sampaio.

Importância

O Caps IJ, segundo a coordenadora Herta Maria Castelo Branco, recebe diariamente as mais variadas queixas de transtornos mentais, tais como condutas anti-sociais, transtorno de pânico, fobias, depressão, dificuldades de aprendizagem, conflito familiar, entre outros.

Esse casos são atendidos individualmente ou em grupos pela equipe multiprofissional do Caps adulto e do Caps IJ . “Por oferecer um serviço voltado especificamente a crianças e adolescentes, a instalação da brinquedoteca do Caps IJ é importante, fundamental, se pensarmos no brincar como algo terapêutico, em que as atividades lúdicas auxiliam no tratamento de saúde mental”, disse a coordenadora.

Ela acrescentou que a concepção do brincar criativo e terapêutico provoca nos indivíduos a sensibilização dos aspectos psicológicos, ajudando-os a lidarem com frustrações e, ao mesmo tempo, elevando seu nível de motivação e auto-estima.

É importante ressaltar que o brincar, nesse sentido, é fundamental, porque, brincando, a criança expressa necessidades e desenvolve potencialidades, o que lhe ajuda a compreender e a fazer elaborações em busca da melhora ou cura.

Fique por dentro

Objetivos da brinquedoteca

>> Entre os objetivos específicos da brinquedoteca estão: possibilitar a todas as crianças e adolescentes o acesso ao brinquedo e às brincadeiras como recurso terapêutico; valorizar o ato de brincar, respeitando a liberdade, a iniciativa, a criatividade, a autonomia, possibilitando a formação do auto-conceito positivo; e resgatar a brincadeira e auxiliar os usuários na construção do próprio brinquedo.

>> As brinquedotecas surgiram para resgatar a infância e proporcionar à criança o acesso ao mundo mágico do brincar. Elas representam o reconhecimento do direito de brincar e a valorização do brinquedo como fonte de desenvolvimento e equilíbrio

>> A instalação do Núcleo de Atenção Integrada à Saúde proporcionará à Secretaria de Saúde de Imperatriz as condições para oferecer assistência de melhor qualidade à comunidade, disponibilizando estrutura que corresponda às reais necessidades do Programa de Saúde Mental, no processo de melhoria da qualidade de vida da população.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.