Padroeira

Começa o festejo de Santa Teresa

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 13h54

IMPERATRIZ - Estão abertos os 155º Festejos de Santa Teresa d’Ávila, padroeira de Imperatriz. Até o próximo dia 15, uma vasta programação será desenvolvida na Igreja Matriz, localizada na rua Frei Manoel Procópio, na cidade velha.

Os festejos deste ano foram abertos oficialmente sábado último com alvorada festiva e queima de fogos. Desde então, todas as noites ocorrem celebrações eucarísticas, shows com artistas regionais, entre outras atividades.

Durante a celebração eucarística de abertura do festejo, o bispo diocesano, dom Gilberto Pastana de Oliveira, conclamou a população a reverenciar ainda mais a padroeira, que também é tida como co-fundadora de Imperatriz.

A imagem da santa chegou a Imperatriz pelo fundador Frei Manoel Procópio do Coração de Maria e foi exatamente Vila de Santa Teresa, um dos primeiros nomes do núcleo que deu origem, anos mais tarde, a Imperatriz.

Tradição

Conforme a tradição católica, todas as noites, um padre diferente celebrará a missa na igreja da padroeira, o mesmo acontece com as equipes que ficarão responsáveis pela programação de cada noite.

Estudantes universitários, enfermeiros, garçons, industriais, empresários, comerciantes e pescadores terão oportunidade de participar da liturgia nas celebrações eucarísticas e organizar atividades extras como, por exemplo, a venda de pratos regionais, exposição de peças de arte, entre outros.

Pelo palco armado ao lado da igreja também passarão vários artistas regionais e bandas de outras paróquias. Uma das novidades do festejo deste ano é a participação efetiva de membros de famílias tradicionais de Imperatriz como Alvares, Alves, Bastos, Calisto, Feitosa, Formiga, Herênio, Medeiros, Nunes, Silva e Vieira.

O pároco da Igreja de Santa Teresa, Raimundo Nonato Barbosa, disse que o tema dos festejos, que é “Na Força da Oração Com Santa Teresa Viveremos a Fé e Missão Neste Chão”, é muito especial, pois procura fortalecer a fé do povo de Imperatriz e não deixa de focar as questões sociais e políticas da região.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.