Queimadas

Fumaça provoca cancelamento de vôos

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 13h55

IMPERATRIZ - A fumaça provocada por queimadas na região sudoeste do Estado provocou, ontem, pela manhã, o fechamento do aeroporto de Imperatriz para pousos e decolagens. Mais de 170 passageiros que esperavam embarcar em Imperatriz nos vôos 3573 da TAM e no 1859 da Gol, linha São Luís/Brasília (DF), com escala em Imperatriz, respectivamente, foram prejudicados.

O fechamento total do aeroporto ontem foi inédito este ano. Em outras oportunidades, chegou a funcionar por instrumentos. O superintendente da Infraero, Hildelbrando Coelho, disse que sua maior preocupação é com a possibilidade da fumaça permanecer na mesma intensidade, o que poderia tornar rotina a situação registrada ontem.

A fumaça que tomou conta da cidade nos últimos dias, acrescentada à baixa umidade do ar, está sendo responsável pelo aumento no número de internações de crianças e idosos em hospitais de Imperatriz. Em alguns horários, os motoristas também são obrigados a ligar os faróis dos veículos para facilitar o tráfego.

A estiagem, que já ultrapassa três meses, deixou a vegetação muito seca, o que torna ambiente propício a incêndios. Nos últimos dias, o fogo tem consumido a vegetação nas margens da estrada que dá acesso a Davinópolis e em alguns pontos da BR-010 na região. A situação tende ainda a piorar em razão deste mês ser o preferido dos agricultores para o início das queimadas, que visam preparar o solo para a plantação de roças.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.