Professores municipais ameaçam nova paralisação

Imirante.com / O Estado do MA.

Atualizada em 27/03/2022 às 15h16

IMPERATRIZ - A professora Euramir Reis, presidente da Junta Governativa do Sindicato dos Trabalhadores dos Estabelecimentos de Ensino de Imperatriz (STEEI), confirmou ontem que os membros da Junta se reunirão na próxima sexta-feira para definir a negociação com a Prefeitura de Imperatriz.

Segundo Euramir Reis, no início do ano foi enviada para Prefeitura uma proposta de correção inflacionária e de perdas salariais referentes aos anos de 2000, 2001 e 2002. Euramir disse que até ontem a Prefeitura não havia se pronunciado a respeito da proposta de 18,37% referente à correção inflacionária, e 11,80% de perdas salariais, além do vale alimentação de R$ 50,00 para R$ 70,00.

Em junho, os educadores fizeram uma greve de advertência de 48 horas e ameaçaram cruzar os braços se não fossem procurados para discutir o assunto. Euramir Reis garantiu que se até sexta-feira o sindicato não for procurado para discutir o assunto, os educadores irão paralisar por tempo indeterminado.

As 132 escolas da rede municipal de ensino de Imperatriz retornaram às atividades referentes ao segundo semestre do ano letivo de 2003. Os professores voltam à sala de aula sem atraso nos vencimentos. Diversas prefeituras, principalmente das regiões Norte e Nordeste, decidiram encerrar as atividades de educação e os hospitais apenas atendem casos de emergências.

Somente entre maio e junho houve uma redução de 42,5% no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O Centro de Formação dos Professores, inaugurado no primeiro semestre, mantém ritmo normal de funcionamento, com suporte pedagógico para quem leciona além dos cursos de aperfeiçoamento.

A Secretaria de Educação de Imperatriz segue pagando as mensalidades da Universidade Estadual do Maranhão para professores inscritos no Programa de Capacitação dos Docentes (Procad), que forma em nível de terceiro grau os atuais professores leigos.

Com mais de 50 mil alunos matriculados no ensino fundamental e na pré-escola, a rede de ensino municipal permanece oferecendo merenda escolar, material didático para os alunos e investindo na recuperação dos prédios das escolas. Só no final do primeiro semestre foi entregue reformadas as escolas do Imbiral, Vila Vitória e a da Vila Conceição.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.