Congresso Nacional

Comissão aprova destinar parte de emendas para projetos educacionais ligados ao esporte

Proposta permite uso de recursos de emendas esportivas em iniciativas educacionais vinculadas ao esporte

Ipolítica, com informações da Agência Câmara de

O texto estabelece que os recursos só poderão ser utilizados em iniciativas educacionais que tenham relação direta com a prática esportiva (Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

BRASÍLIA – A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados aprovou, em dezembro, uma proposta que permite destinar parte dos recursos de emendas parlamentares individuais e de bancada a projetos educacionais ligados ao esporte. O texto, no entanto, estabelece que os recursos só poderão ser utilizados em iniciativas educacionais que tenham relação direta com a prática esportiva.

Foi aprovado o substitutivo apresentado pela relatora, a deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), ao Projeto de Lei Complementar (PLP) 232/24, de autoria do deputado Bandeira de Mello (PSB-RJ).

Vinculação obrigatória com o esporte

A relatora fez ajustes na proposta original para evitar que recursos originalmente destinados ao esporte fossem aplicados em projetos educacionais sem vínculo com a área esportiva. Segundo Laura Carneiro, o substitutivo deixa explícito que os recursos devem ser direcionados a projetos esportivos desenvolvidos no ambiente escolar.

Em seu parecer, a deputada defendeu a integração entre esporte e educação como estratégia para enfrentar desafios sociais.

“Ao direcionar investimentos para projetos esportivos alinhados aos objetivos educacionais, pretendemos fortalecer simultaneamente o esporte e a educação como ferramentas transformadoras capazes de enfrentar desafios contemporâneos, como a evasão escolar, a violência, o sedentarismo e as desigualdades sociais”, afirmou.

Mudança na legislação

A proposta altera a Lei Complementar 210/24, que trata da execução das emendas parlamentares no âmbito da lei orçamentária anual, ampliando as possibilidades de aplicação dos recursos destinados a políticas públicas de esporte.

Próximos passos na Câmara

Após a aprovação na Comissão do Esporte, o projeto seguirá para análise nas seguintes comissões da Câmara dos Deputados:

  • Comissão de Finanças e Tributação;
  • Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

     

Depois dessas etapas, o texto ainda poderá ser apreciado pelo Plenário da Câmara dos Deputados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.