Sem ansiedade

Lira rebate críticas de governistas sobre montagem de comissões na Câmara

Presidente da Câmara Federal, Arthur Lira, analisou as eleições para o comando de algumas das principais comissões da Casa nesta semana.

Ipolítica, com informações do g1

Arthur Lira rebateu críticas de governistas sobre comissões da Câmara
Arthur Lira rebateu críticas de governistas sobre comissões da Câmara (Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados)

BRASÍLIA - O presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira (PP-AL) se posicionou a respeito das críticas sobre o fato de ele não ter interferido diretamente no nomes escolhidos pelos partidos políticos para comandarem algumas das mais importantes comissões permanentes da Casa.

A ala governista ficou insatisfeita com a derrota e tentou pressionar Lira pelo fato de alguns bolsonaristas terem conseguido ser eleitos para os colegiados.

Lira avaliou que o assunto está sendo "supervalorizado". Ele lembrou que desde o ano passado foi firmado um acordo entre os partidos da Casa por um rodízio nas principais comissões. "A única coisa que cabia definir era o ano em que cada um ocuparia a presidência da comissão", explicou.

"Nenhum presidente da Câmara tem direito ou atribuição de interferir na escolha dos líderes para as comissões. Eu não posso, assim como o Pacheco [presidente do Senado] não pode. Assim como não puderem [Michel] Temer ou Aécio [Neves] e outros presidentes da Câmara", enfatizou

Arthur Lira disse ainda que usar o cargo para vetar a escolha garantida pelo regimento aos líderes de cada partido seria abuso. "Isso seria antidemocrático -- e, além do mais, eu não faço censura a nenhum deputado”, pontuou.

Ele sustenta que não haverá alteração no andamento de projetos na Casa, porque o Plenário não será "sequestrado pelas comissões".

Leia também: Nikolas Ferreira é eleito presidente da Comissão de Educação; veja quais temas serão priorizados

“Não há celeuma. Nem eu sou dono do plenário, nem presidente de comissão é dono da pauta de comissão. Toda comissão temática é importante. Mas elas não sequestram o Parlamento. Assim como o Parlamento não sequestra o governo”.

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, criticou o não envolvimento de Lira no veto a alguns indicados pelo PL que são considerados conservadores, como Nikolas Ferreira (PL-MG), escolhido para comandar a Comissão de Educação da Casa. 

“No ano de minha eleição para a presidência da Câmara foi feito um acordo para o rodízio de partidos nas principais comissões. Eu honro todos os acordos que faço. E tenho um compromisso com a estabilidade”, prosseguiu Lira.

Ele ainda deu um recado a governistas sobre a mistura dos debates entre ocupantes de comissões e sua sucessão. Lira tem mandato de presidente da Casa até o início do ano que vem. "Querer apressar a disputa da Câmara como a do Senado é querer enfraquecer o Parlamento. É uma estratégia”, finalizou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.