Águas

Novo conselho vai gerir recursos hídricos do país

<b>Imirante.com</b>, com informações do Planalto

Atualizada em 27/03/2022 às 12h01

SÃO LUÍS – O Ministério do Meio Ambiente (MMA) instituiu, na semana passada, a criação do Conselho Nacional de Recursos Hídricos, órgão que irá fiscalizar os usos de cursos de água no país. A decisão está publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (11), com o regimento interno do conselho.

Formado por representantes do governo federal e da sociedade civil, o Conselho Nacional de Recursos Hídricos deverá atuar ao lado dos Comitês de Bacias Hidrográficas, da Agência Nacional de Águas e do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) na elaboração, fiscalização e aprovação de recursos federais em projetos relacionados a corpos de água.

Entre suas primeiras atribuições, o Conselho deve dar continuidade à Política Nacional de Segurança de Barragens (PSNB), instrumento que obriga operadoras de hidrelétricas a adequarem as instalações de usinas de acordo com as normas de segurança ambiental e humanas exigidas pelo governo.

O conselho, também, fica responsável por agilizar a criação das agências de águas, que deverão ser encarregadas, por exemplo, de estudar maneiras de mitigar os efeitos das secas no Nordeste e de políticas para a despoluição de cursos de água.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.