Traficantes belgas fogem no Piauí

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 15h28

Teresina - O casal de belgas Jack Franken e Nancy Baelen, presos no Maranhão no mês de fevereiro por tráfico internacional de drogas, e condenado pela Justiça, fugiu no início da tarde de ontem por uma porta lateral deixada aberta na Penitenciária de Esperantina (174 km de Teresina), onde estava desde maio após ser preso com 208 kg de cocaína, que seriam transportados para a Europa, em um iate.

O vice-diretor da Penitenciária de Esperantina, Elias Medeiros, afirmou que será aberta sindicância para apurar se houve conivência dos funcionários com a fuga. Segundo ele, a porta lateral pode ter ficado aberta com a passagem dos servidores que levam a comida.

A fuga do casal de belgas ocorreu às 12h30. Segundo Elias Medeiros, eles viviam sem dinheiro na cela especial que ocupavam, em pavilhão separado dos outros 64 presos, mas conseguiram recuperar US$ 4,5 mil que foram apreendidos pela Polícia Federal, apesar de não saber se o valor já tinha sido entregue aos estrangeiros por seu advogado.

Dólares - O dinheiro foi encontrado na calcinha de Nancy Baelen no momento da prisão. Medeiros informou que a Polícia Federal no Maranhão prendeu Jack e Nancy Baelen e transferiu o casal para a Penitenciária de Esperantina para dar mais segurança. Ele suspeita que o casal possa ter dado informações importantes para a Polícia Federal colocando em risco sua vida.

Jack e Nancy Baelen estavam em cela especial porque têm cursos superiores. Ele trabalhava como escultor fazendo peças de argila, que foram ontem elogiadas por Elias Medeiros. Nancy Baelen atuava como enfermeira na penitenciária e ajudava o médico, que ia ontem para o estabelecimento, mas adiou a visita. “Ela estava muito nervosa hoje (ontem)”, falou o vice-diretor da Penitenciária de Esperantina.

Jack fugiu ainda sujo de argila usada em suas esculturas. Ele sempre usava bermuda, mas fugiu com uma calça camuflada semelhante à farda do Exército.

O sentinela da Penitenciária de Esperantina ainda atirou contra Jack e Nancy, que pularam a cerca de arame farpado existente em torno do muro da penitenciária.

Jack tem o corpo coberto de tatuagens. Ele e Nancy chegaram a ser procurados antes da prisão pela Polícia Francesa. Elias Medeiros afirmou que eles não foram acusados de ser o dono da droga apreendida, mas de levar para o alto mar a droga que seria recebia por outra embarcação.

O casal havia sido contratado para transportar cocaína para a Europa em um veleiro que se encontrava ancorado na praia da Ponta D’Areia, em São Luís. Com os belgas foram presos os franceses Gilbert Francis e Arnoud Jerome. Atualmente apenas Arnoud cumpre pena no Maranhão, já que Gilbert morreu meses depois na Penitenciária de Pedrinhas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.