Dá Gosto de Ler

Do ativismo social ao humor, conheça a trajetória de Francisco Garcia, um maranhense que vem fazendo sucesso nas redes sociais

Junto com o pai, os dois ultrapassaram 4,5 milhões de seguidores nas redes sociais.

Cainã Oliveira / Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h02
Francisco Garcia e Antônio Lisboa. (Foto: Arquivo Pessoal)
Francisco Garcia e Antônio Lisboa. (Foto: Arquivo Pessoal)

SÃO LUÍS - Um maranhense vem conquistando as redes sociais ao lado do seu pai. Francisco Garcia, que até o dia dos pais tinha 600 mil seguidores e em menos de uma semana depois possui mais de 850 mil. Os dois têm uma receita simples para tudo o que vem acontecendo: bom humor.

Jornalista e apresentador de televisão por oito anos, Francisco descobriu em 2018 que era portador do vírus HIV e foi então que ele decidiu modificar a sua vida e a sua forma de se comunicar com as pessoas.

Início de um sonho

O até então repórter, decidiu embarcar em uma nova aventura aos 27 anos de idade. Ele criou um projeto social denominado "Tio Francisco na Estrada", onde ele morou dentro do seu carro e rodou por 12 estados brasileiros, quando foi parar até no "Encontro com Fátima Bernardes", onde abordou assuntos como prevenção, preconceito e superação do vírus HIV.

Porém, a vida reservava mais para o Francisco Garcia, e o personagem que viria se tonar ainda mais o seu parceiro estava dentro de sua própria residência, o seu pai.

Deu tudo certo

Em 2020 veio uma grande surpresa não só para o influencer, mas para todos: a Pandemia. Foi então que Francisco se viu obrigado a suspender as suas palestras e voltar para Balsas. Mas era ali o lugar que ele deveria exatamente estar.

Francisco gravou um vídeo com o pai, sem muitas pretensões e o resultado não poderia ser melhor, o vídeo viralizou e atingiu 10 milhões de visualizações. Atualmente ele tem 3.1 milhões de seguidores no TikTok, 600 mil no Kwai e 850 mil no Instagram, segundo o próprio Francisco, os vídeos tomaram uma proporção que nem ele imaginava.

Antônio Lisboa. (Foto: Arquivo Pessoal)
Antônio Lisboa. (Foto: Arquivo Pessoal)

Hoje ele se mantém da renda adquirida dentro da web. E o segredo, segundo o influenciador digital, é simples: a espontaneidade de seu pai, que representa uma figura que é comum na família brasileira, que pode ser um pai, um avô, um tio, com um jeito que conquista à todos.

"Gravar com o meu pai é uma diversão, tanto fazemos outras pessoas felizes, como me sinto muito feliz. Primeiro por ser meu pai, depois por estar lado a lado com a diversão no dia a dia", afirmou.

E mesmo com toda a fama que conquistou, Francisco também faz questão de voltar com os seus projetos sobre a conscientização do vírus HIV. Segundo ele, o seu projeto passará por uma reformulação assim que a pandemia terminar, e terá, acima de tudo, muito humor.

Pretendo sim voltar com as palestras. Assim que tudo isso passar, a gente vai dar uma reformulada e tentar usar o humor para ensinar as pessoas. Com fé em Deus vai dar tudo certo.
Francisco Garcia

O fato é que a história de Francisco, assim como a de tantas outras pessoas, é cheia de percalços e vitórias. Hoje não se sabe se Francisco salvou o seu pai Antônio, se Antônio salvou o filho Francisco, ou se pai e filho salvaram tantos outros maranhenses e brasileiros com o seu humor em um momento tão difícil.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.