Live

Imirante.com transmite hoje (6) especial Devotos de São João

Transmissão ocorrerá, a partir das 17h, no canal do YouTube do portal Imirante.
Na Mira06/09/2020 às 09h20

SÃO LUÍS - O Imirante.com transmite neste domingo (6) a live cultural “Devotos de São João”, projeto patrocinado pela Vale e com realização da Fundação Sousândrade. O evento pretende reunir música, folclore, artes plásticas e fotografia, em um evento inédito, que terá início a partir das 17h, e será uma prévia das comemorações do aniversário de 408 anos da capital maranhense.

Estão à frente da Live Beneficentes Devotos de São João: O fotógrafo Meireles Jr. e os músicos Betto Pereira, Chiquinho Franca e César Nascimento.

O nome do projeto que será transmitido pelo YouTube do Imirante.com é de autoria do compositor maranhense Josias Sobrinho e traduz o sentimento que melhor resume esse amplo e rico fenômeno cultural maranhense que é o São João: A Devoção. "Investir em projetos que contribuam para a sustentabilidade da cultura popular maranhense é fundamental. Neste momento tão desafiador para o setor, conseguiremos apoiar 31 grupos em todo estado do Maranhão. Acreditamos no poder transformador da Cultura e por isso a Vale investe há mais de 20 anos no patrimônio cultural brasileiro”, comenta Christiana Saldanha, gerente de Cultura e Patrocínios na Vale.

O vocalista da Banda Tribo de Jah, Fauzi Beydoun também participa da Live Devotos de São João.

Idealizado por Meireles Junior, em parceria com os artistas Betto Pereira, César Nascimento e Chiquinho França, o projeto tem duplo objetivo: Divulgar a rica cultura junina maranhense e apoiar financeiramente grupos folclóricos que esse ano não se apresentaram nas festas juninas em função da pandemia da Covid-19.

A cantora Rita Beneditto promete emocionar na Live em prol dos grupos de bumba-meu-boi maranhenses.

O fotógrafo Meireles Junior e as atrizes Áurea Maranhão e Nicole Meireles irão apresentar a live que será transmitida pelo YouTube do portal. Serão lançados também os clipes das músicas Festa do Bumba-boi (César Nascimento, Íris Cavancante e Isaac Cândido) e Baixada (Chiquinho França e Mhario Lincoln), ambas inéditas, e os clipes ilustrados com a sensibilidade e beleza das imagens de Meireles Junior.

Flagrante do idealizador do projeto Devotos de São João, o fotógrafo Meireles Jr., captando belas imagens nos Lençóis Maranhenses para a Live.

Eles irão transportar os telespectadores aos sons das matracas e pandeirões, sotaques, gingados e coreografias, brilhos, cores, belezas e demais elementos culturais que levaram o Bumba Meu Boi do Maranhão a ser reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco desde 2019; e que fizeram o São João do Maranhão ser a maior manifestação cultural do estado. Entre os convidados estão: Tambor de Crioula de Apolônio; Cacuriá de D. Teté; Boi Unidos de Santa Fé (Baixada); Boi de Axixá (Orquestra); Boi de Nina Rodrigues (Orquestra); Boi Unidos Venceremos (Zabumba); Boi da Vila Conceição (Costa de Mão); Boi Pérolas dos Lençóis (Orquestra); Boi de Maracanã (Matraca); Dança do Lelê de Rosário; Boi Barrica (Alternativo) e Tambor de Crioula São Benedito de Itapera.

O Mestre Zé Olhinho do Boi de Santa Fé vai marcar presença com uma linda toada.

A live tem ainda convidados especiais como a influenciadora digital Thaynara OG; a pesquisadora Zelinda Lima; o Superintendente do Iphan/MA Maurício Itapary, e estrelas como Alcione, Zeca Baleiro, Rita Beneditto, Fauzi Beydoun, Flávia Bittencourt, Sandra Duailibe, Coral de São João, Fernando de Carvalho e o pianista Wesley Sousa, entre outras surpresas.

E mais, exposição virtual de telas pintadas por Betto Pereira a partir de fotografias do São João do Maranhão de autoria de Meireles Junior. As telas, assim como livros de Meireles Junior e DVDs dos demais artistas, serão sorteados ao longo da live e estarão expostas virtualmente no Instagram do projeto, no perfil @devotosdesaojoao.

Leia outras notícias em PortalNamira.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.