Dicas

Psicóloga dá dicas de brincadeiras durante o período de quarentena

Contação de história é uma boa opção para estimular a criatividade da criança.

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h08
Brincadeira como montagem de legos ajuda a desacelerar.
Brincadeira como montagem de legos ajuda a desacelerar. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - A criança descobre e se relaciona com o mundo por meio do brincar. Nesse momento de isolamento, com a mudança na rotina, sobretudo sem a escola, é importante diversificar nas brincadeiras para explorar todos os aspectos do desenvolvimento (físico/motor, cognitivo, afetivo e socioemocional). O brincar é uma excelente oportunidade de estreitamento do vínculo, manifestação de afeto e facilita a expressão e a forma como as crianças vão lidar com as próprias emoções. As dicas são da psicóloga Thais Almeida, que escolheu para o Na Mira algumas brincadeiras que podem ser feitas com os pequenos durante o período de isolamento social.

Algumas brincadeiras para fazer em casa:

1. Contação de histórias

Benefícios: desenvolve criatividade, auxilia na expressão emocional, pode ser usada para trabalhar temáticas atuais de forma lúdica com a criança;

Uma dica que elas adoram: aliar a contação de história com dramatização, soltar a imaginação e deixar a criança expressar as historinhas da sua maneira.

2. Jogos de cartas e tabuleiro

Ótima oportunidade para os pais ensinarem jogos que marcaram sua época e ainda estreitar vínculos, trabalhar concentração, raciocínio lógico e habilidades socioemocionais. Podem jogar juntos jogos como banco imobiliário, cara a cara, detetive, ou ainda dama, xadrez e carta como baralho, mico e Uno.

3. Brincadeiras de faz de conta

As crianças são naturalmente criativas e adoram criar cenários e brincadeiras. Embarque nas brincadeiras de faz de conta, você pode deixar que ela conduza ou iniciar com uma sugestão a partir das preferências da criança (aí pode ser brincar de profissões, de “casinha”, de bonecos, etc). Essas brincadeiras são ótimas para aliar alguns ensinamentos práticos e treinar habilidades de vida, como hábitos de higiene, de convívio em grupo, de cooperação. Se a criança for menor de 7 anos pode ser usado no momento das tarefas da escola, brincando de faz de conta como se estivesse na escolinha, ajuda a entrar no clima e cooperar nas atividades.

4. Brincadeiras que desaceleram (adequadas para preparação para o sono ou após as refeições)

Brincadeiras como pega vareta, quebra-cabeças, jogo da memória, pintura ou montar legos trabalham a atenção concentrada, não exige movimento e pode ser ótimo para aquele momento que a criança precisa desacelerar seja após as refeições ou porque está próximo do horário de dormir.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.