Música maranhense

Tutuca Viana anuncia turnê com shows em cinco cidades brasileiras

O cantor irá se apresentar com convidados especiais.

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h09
Raimundo Viana Neto, mais conhecido como Tutuca Viana, atua em São Luís como cantor, compositor e produtor cultural.
Raimundo Viana Neto, mais conhecido como Tutuca Viana, atua em São Luís como cantor, compositor e produtor cultural. (Foto: Fernanda Torres)

SÃO LUÍS – A partir do dia 29 de fevereiro, o cantor e compositor maranhense Tutuca Viana inicia a sua turnê por cinco cidades brasileiras. Todos os shows fazem parte da divulgação do seu novo álbum de trabalho, intitulado “Avessa Manhã”.

A turnê terá convidados especiais em todas as apresentações, além de apresentar ao público músicas que marcaram a carreira de Tutuca Viana e, ainda, com homenagens a grandes nomes da Música Popular Brasileira (MPB).

E a turnê iniciará em grande estilo para Tutuca Viana: como uma das atrações principais do Festival de Jazz e Blues de Fortaleza 2020, que ocorrerá no Teatro José de Alencar, no último dia de fevereiro.

Leia também: Cinema, baladas, shows: saiba o que Tá Rolando em São Luís!

Em seguida, o cantor maranhense passa por Belém (no dia 7, com show na Arena Cultural da Funbel, em espaço aberto), Rio de Janeiro (no dia 10, no Teatro Solar de Botafogo – a entrada é um 1KG de alimento não perecível, que será destinado ao Retiro dos Artistas) e São Paulo (no dia 13, no Teatro Brincante, na Vila Madalena – a entrada é gratuita, com retirada dos ingressos uma hora antes do show, na bilheteria do teatro). A turnê encerra no dia 27 de março, com show único no Bar Fanzine, localizado na Beira Mar, em São Luís.

Convidados especiais

Um dos destaques da turnê de Avessa Manhã serão os convidados especiais em cada cidade. Na capital cearense, os artistas Gildomar Marinho (maranhense, mas mora em Fortaleza) e Pablo Fagundes (brasiliense), cantam com Tutuca Viana no palco do Festival de Jazz e Blues de Fortaleza. Já em Belém, Nilson Chaves, Delcley Machado e Salomão Habib dividem canções com o artista maranhense.

No Rio de Janeiro, Zé Américo, César Nascimento, Zé Renato (conhecido nacionalmente por integrar o grupo Boca Livre) e Gabriel Grossi comandam as parcerias musicais ao lado de Tutuca Viana. Em São Paulo, Arismar do Espirito Santo e Filó Machado sobem ao palco para dividir algumas canções com o artista maranhense – e o show ainda contará com uma atração surpresa.

A turnê encerra na capital maranhense e o show terá abertura do DJ Pedro Sobrinho e uma homenagem ao Dia do Teatro, com recital de cordel por Moisés Nobre, além de convidados especiais – que serão divulgados em breve. A entrada neste dia será 1KG de alimento não perecível por cada ingresso – os alimentos arrecadados serão destinados a uma instituição carente.

Na turnê de Avessa Manhã, Tutuca Viana será acompanhado dos músicos Luís Jr. Maranhão (Guitarra, violão de sete e viola), Rômulo Rodrigues (Guitarra e Violão), Marcelo Carvalho (Piano), Nena Antunes (Baixo) e Nataniel Fofo (Bateria), além do próprio Tutuca Viana na voz e violão.

Vale destacar algumas curiosidades: o músico Renato Serra assume os teclados nos shows de Belém e São Paulo; no Rio de Janeiro e em Fortaleza, Marcelo Carvalho será o pianista oficial; e o artista Bebê Kramer se apresenta com acordeon no show único de SP.

Avessa Manhã

Um precioso arquivo encontrado em casa numa antiga fita cassete pela produtora Renata Rodrigues, esposa do cantor e compositor Tutuca, trouxe à tona um material, até então inédito de canções que foram esquecidas durante um tempo: o casal, ao deparar-se com esse arquivo e ouvi-lo, decidiu que aquelas gravações não poderiam ficar apenas na lembrança familiar mas que haveria de resultar num disco. E assim surgiu Avessa Manhã, o novo CD de Tutuca Viana que retorna à cena dos lançamentos musicais após 10 anos do último CD e DVD, Melodias.

Avessa Manhã conta com nove faixas, que estão disponíveis nas principais plataformas digitais, como Spotify, Deezer, Google Play, entre outras. Entre os destaques, além da faixa-título, estão: Broto, Segredo, O Caos de Cada Dia, Meu Grande Amor e Que Prazer – esta última abre o álbum e conta com a parceria do cantor capixaba Zé Renato (que fez parte da primeira formação do grupo Boca Livre, hoje, com carreira-solo consolidada).

O músico, cantor e compositor maranhense Tutuca Viana é um dos idealizadores e organizadores de um dos festivais mais importantes do Maranhão, o Lençóis Jazz & Blues Festival - Barreirinhas/ São Luís - que este ano chegará em sua décima edição.

Tutuca Viana

Raimundo Viana Neto, mais conhecido como Tutuca Viana, nasceu no dia 19 de janeiro de 1958 e atua em São Luís como cantor, compositor e produtor cultural. Aos 4 anos de idade, iniciou suas tendências musicais participando de vários programas infantis nas emissoras de rádio Gurupi, Difusora e Timbira. Apresentou-se cantando nos programas locais ao vivo. O mais famoso foi na Rádio Difusora “O Domingo é Nosso”, comandado pelo radialista Lima Júnior.

O primeiro CD foi gravado em 1995, intitulado Dera, produzido pelo próprio Tutuca, com direção de Marcelo Carvalho. Em 1998, formou dupla com Djalma Chaves e, juntos, fizeram o show Pedras no asfalto, no Museu da Imagem e do Som (SP).

Participou de todos os festivais “Canta Nordeste”, promovidos pela Rede Globo, com a produção local da TV Mirante, tendo sido classificado em todas as eliminatórias.

Em fevereiro de 2008, gravou seu 1º DVD ao vivo no TAA com participações especiais de Alcione, Fauzy Baydon, Papete, Mariana Viana, Djalma Chaves, Lobo da Siribeira e Grupo Som do Mará.

Veja, abaixo, a programação oficial dos shows:

- 29 fevereiro, no Festival de Jazz e Blues de Fortaleza, no Teatro José de Alencar;

- 7 de março, na Arena Cultural da Funbel, antigo Memorial dos Povos, em Belém;

- 10 de março, no Teatro Solar de Botafogo, Rio de Janeiro;

- 13 de março, no Teatro Brincante-Vila Madalena, em São Paulo;

- 27 de março, no Bar Fanzine, Beira Mar, São Luís.

Serviço

O quê: Turnê Nacional de Avessa Manhã, de Tutuca Viana;

Quando: entre 29 de fevereiro e 27 de março;

Onde: Fortaleza, Belém, Rio de Janeiro, São Paulo e São Luís;

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.