Programação

XII Semana Maranhense de Dança apresenta espetáculo do coreógrafo Anderson Couto nesta quinta

Espetáculo Corpo Espaço Corpo, da Cia de Dança Anderson Couto, será o ápice da noite no palco do Teatro Arthur Azevedo.

Na Mira / com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h16
Os ingressos podem ser trocados por um 1 kg de alimento não perecível na bilheteria do teatro a partir das 14h do dia do espetáculo.
Os ingressos podem ser trocados por um 1 kg de alimento não perecível na bilheteria do teatro a partir das 14h do dia do espetáculo. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - A noite de espetáculos da XII Semana Maranhense de Dança nesta quinta-feira, (18) terá como grande atração a Companhia de Dança Anderson Couto com “Corpo Espaço Corpo”. O grupo se apresenta no palco do Teatro Arthur Azevedo, às 20h30. Os ingressos podem ser trocados por um 1 kg de alimento não perecível na bilheteria do teatro a partir das 14h do dia do espetáculo.

Em “Corpo Espaço Corpo”, as condições subjetivas do espaço são o ponto de partida para a proposta. O espaço se expressa por meio do fluxo de acontecimentos e desenvolvimentos de cena, enfatizando as ligações e continuidades entre as figuras corporais da conexão entre os corpos. O jogo de palavras que dá nome ao trabalho propõe metáforas que também discutem o espaço entre o corpo artístico e o corpo espectador, sugerindo uma reflexão sobre a poética e os sentidos da experiência contemporânea em dança.

A proposta do coreógrafo e diretor que dá nome à companhia, Anderson Couto, nasceu de suas observações na época em que houve uma mudança de sede da companhia. As salas de ensaio, diferentes do espaço anterior, geraram uma reflexão sobre o funcionamento de um novo ambiente de construção cênica, aspecto fundamental para o diretor na criação do espetáculo.

Ao lado da arquiteta, assistente de direção e cenógrafa, Kelly Yamashita, Anderson desenvolve o espetáculo a partir de um arranjo singular, figurino, cenário, luz e trilha sonora que constroem a dramaturgia do espetáculo sem desprezar os procedimentos estéticos peculiares e inerentes a cada recurso cênico e os fundamentos que os constituem.

A Cia de Dança Anderson Couto nasceu em 2013 como um grupo de pesquisa em movimento e novas poéticas em dança, a partir da idealização do diretor e coreógrafo Anderson Couto. Dedicada à formação continuada do artista, a companhia tem como característica central promover aos seus integrantes um rico ambiente de trocas, seja por meio da investigação de outras formas de expressão da dança, contribuições trazidas pela própria pluralidade do elenco, seja pelo incentivo à pesquisa interdisciplinar. Atualmente a Cia conta com a colaboração de artistas de outras linguagens e arquitetos e está em processo de conclusão do projeto Corpo Espaço Corpo, contemplado pela 22ª edição do Programa de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo.

XII Semana Maranhense de Dança

Na manhã desta quinta-feira (18), o festival leva uma programação especial para os pacientes do Hospital Nina Rodrigues, a partir das 10h. À tarde, prosseguem as oficinas de capacitação que ocorrem na Sala de Dança e na Sal do Coro, do Teatro Arthur Azevedo, e na Casa do Maranhão.

Na Praça Nauro Machado, o palco abre espaço a partir das 18h para mais de 20 apresentações de bailarinos e grupos maranhenses exibirem um verdadeiro show de ritmos e diversidade coreográfica das mais variadas expressões da dança.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.