Programação

Semana de Folclore e Cultura Popular da UFMA inicia nesta quarta

O evento será realizado no Centro de Convenções e no Centro Pedagógico Paulo Freire.

Divulgação/UFMA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h48
(Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS – De 26 a 28 de outubro, a Comissão Maranhense de Folclore, junto com à Comissão Helenense de Folclore e o Observatório Cultural São Luís/UFMA, irá realizar, no Centro de Convenções e no Centro Pedagógico Paulo Freire, a Semana de Folclore e Cultura Popular UFMA. O evento, que possui como tema o Imaginário Popular no Maranhão: espaços, história, memória e religião, tem como objetivo criar um espaço de debates sobre o reconhecimento e valorização dos bens culturais populares.

A programação do evento é pública e gratuita, e inclui palestras, oficinas e exposições. Os eixos temáticos são: Rituais, ritos, mitos e lendas: religiosidade e festas populares; Saberes e fazeres: artesanato, gastronomia e medicina popular; Folclore, Turismo Religioso e Cultural; FolkComunicação: Folclore, Cultura Popular e Comunicação; Teatro, Dança e Educação: a Cultura Popular e o folclore no movimento, na cena e na educação; Patrimônio imaterial e sustentabilidade; Comunidades tradicionais: quilombos, ribeirinhos, ciganos e índios; e Arqueologia, mitologia e estudos culturais: a cultura popular em temas afins.

Serão ministradas palestras sobre a Valorização do Patrimônio Cultural Edificado, a Ressignificação e recontextualização do Bumba meu Boi do Maranhão através da Música; História e Desenvolvimento da Comissão Maranhense de Folclore, entre outras. Além disso, durante o evento, haverá o lançamento da exposição de fotografias e gravuras com o tema O Bumba Meu Boi como Fenômeno Estético: Corpo, Estética e Educação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.