Folclore

Dia Internacional do Folclore comemorado com festa em São Luís

A programação que começa às 14h integra a Semana de Cultura Popular.

Na Mira / O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h04

Os tambores serão tocados para chamar a atenção ao resgate e à preservação da cultura popular maranhense nesta quinta-feira (22), no Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho como parte da programação da Semana da Cultura Popular. O evento começa às 14h, com diversas atividades, para lembrar o Dia Internacional do Folclore. Hoje, às 17h, na Praça da Faustina, ocorre o evento Roda das Flores Danças Circulares Sagradas. Na abertura da roda, a apresentação é do grupo de toque de caixa Flor do Maracujá. A programação da Semana da Cultura Popular tem o tema Os Tambores do Maranhão, com abordagem por meio de palestras, mesas-redondas, exposições, oficinas e apresentações de grupos de cultura popular.

A programação de hoje começa às 14h, com as oficinas de toque de caixa e percussão afro. Dona Maria Rosa ministrará a oficina. Ela participa das festas do Divino Espírito Santo desde criança e acredita que esta é a maneira mais certa de manter viva a tradição. Atualmente Dona Maria é caixeira da Casa de Nagô e traz para a oficina a experiência de quem tem a vida dedicada à cultura popular. “A meta é destacar o tambor de crioula, o tambor de mina e o terecô como elementos de formação da cultura popular maranhense, enfatizando seus aspectos teóricos e artísticos, assim como suas tradições mais ricas”, explicou o diretor do Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, Sebastião Cardoso.

Percussão

O Maestro Eliezer ministra a oficina de percussão afro, que segundo Sebastião Cardoso, tem surpreendido a todos, pelo grande número de interessados. “A procura pelas oficinas nos surpreendeu. Tivemos um alto número de inscrições e a participação está muito satisfatória. O mesmo aconteceu com as rodas de conversa”, afirmou.

A discussão sobre a importância de resgatar e manter viva a cultura popular maranhense acontece às 16h no Centro Cultura Popular Domingos Vieira Filho, com a participação do professor Neto de Azile e de mestres do tambor de crioula.

Na oportunidade, Neto de Azile, que, além de pesquisador de cultura popular é coordenador-geral do Comitê gestor da Salvaguarda do Tambor de Crioula, pretende apresentar e levantar a discussão sobre a importância da manifestação que faz referência às raizes culturais dos povos africanos. “Queremos tentar sensibilizar a sociedade da importância do título, do registro que o tambor de crioula recebeu em 2007, pelo IPHA”, destacou Neto Azile.

Na programação de hoje, a noite ainda tem apresentação de diversos grupos culturais, como forma de festejar o Dia Internacional do Folclore. Grupos como Tambor de Crioula Tijupá, Tambor de Mina, do Terreiro de Iemanjá, Cocô de Riacho Seco, Terecô das Velhas de Simão, ambas da cidade de Rosário, Canários do Muni, de Axixá e Tambor de Criola de Axixá. Todas na praça Valdelino Cécio, em frente ao Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho.

Nesta sexta-feira (23), a programação continua com as oficinas de toque de caixa e percussão afro, às 14h. Palestra com a professora Cláudia Gouveia e Roda de Conversa com caixeiras do Divino Espírito Santo, às 16h, após programação cultural com tambor de crioula, tambor de mina, caixeiras, terecô, também na Praça Valdelino Cécio.

Dia Mundial do Folclore

O arqueólogo inglês William John Thoms (1803-1885), criador do termo "folclore", enviou uma carta à revista The Atheneum, de Londres, em 1846, sob o pseudônimo Ambrose Merton. Na carta, ele pedia apoio para o levantamento de informações sobre tradições e lendas daquele país. O documento foi publicado no dia 22 de agosto e, por isso, a data foi escolhida como o Dia Mundial do Folclore. O Congresso Nacional Brasileiro oficializou em 1965 que todo dia 22 de agosto seria destinado à comemoração do folclore brasileiro.

Serviço

• O quê

Programação do Dia do Folclore

• Quando

Hoje, a partir das 14h

• Onde

Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.