Literatura

Ubiratan Teixeira lança o livro 'Bastidores' no Festival Geia

Além do lançamento, o escritor vai participar de um bate-papo sobre a produção teatral no Maranhão.

Alternativo/O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h18

Na programação de abertura do VIII Festival Geia de Literatura, o jornalista, escritor e dramaturgo, Ubiratan Teixeira, lança o livro Bastidores, às 17h30, na Praça da Matriz. A obra reúne 63 crônicas sobre o que acontece nas coxias do teatro.

O livro, que já teve lançamento em São Luís, foi editado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma) e é composto por reminiscências do autor sobre a sua experiência com o teatro. Ubiratan Teixeira estudou teatro em Roma, em temporada ao lado de Paschoal Carlos Magno. Lá conversou sobre encenação e montagem com Frederico Fellini, na Scuolla d'Art Dramática Pro Dei; teve lições de iluminação e espaço cênico com Giorgio Streller e Silvio d'Amico.

A obra começou a ser formatada em 2010, durante a feira literária de Imperatriz, quando o ensaísta, historiador e proprietário da Editora Ética, Adalberto Franklin, entrou em contato com o escritor com o desejo de publicar um livro de sua autoria.

Do convite surgiu a ideia de reunir crônicas sobre o teatro. Parte desse material foi transformada no volume Diário de Campo. Em 2011, o teatrólogo Tácito Borralho, em conversa com Ubiratan Teixeira, queixou-se da falta de literatura recente sobre artes cênicas do Maranhão para ser utilizado como material de apoio nas aulas do curso de Teatro na Universidade Federal do Maranhão e a ideia de aprofundar o projeto inicial começou a ganhar força. "Minha relação com o teatro e com a leitura foi muito influenciada pela escola. O que vou mostrar com minha participação no Festival Geia é como se deu o meu processo de leitura e da forma como tomei gosto pelos livros a partir desse incentivo que obtive na escola", diz o dramaturgo.

Para ele, a realização do Festival Geia em São José de Ribamar tem mudado o comportamento das pessoas da cidade. "É fantástico o que observamos em Ribamar depois do festival, a atitude das pessoas em relação à cultura de uma forma geral é outra", festeja Teixeira.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.