Festejo

'Maranhão Vale Festejar' encerra a programação hoje com grande festa

Evento já tradicional no calendário maranhense terá diversidade de manifestações folclóricas.
O Estado 29/07/2012 às 08h25

Em São Luís, o São João é prolongado durante todo o mês de julho. Hoje marcando o encerramento da temporada junina de 2012, será o último dia do 'Maranhão Vale Festejar', no Arraial da Lagoa (Lagoa da Jansen). O evento reserva a multiplicidade de sotaques, ritmos e cores das nossas festas juninas para ludovicenses e turistas que comparecerem à Lagoa da Jansen, a partir das 19h. Realizado pela Associação dos Amigos do Bom Menino, o projeto completa uma década de sucesso neste ano, encantando multidões e deixando saudades ao fim de cada edição.

Este ano, a festa começou no dia 12 deste mês, acontecendo sempre às quintas, sextas, sábados e domingos. Nesta semana, entretanto, a festança começou na terça-feira (24), para alegria dos amantes das manifestações folclóricas locais. O 'Maranhão Vale Festejar' tem o patrocínio da Vale e o apoio da Cemar, Bumba Meu Pão, Guaraná Jesus e Sistema Mirante.

Programação

A noite começa com a vitalidade e o encanto da Banda do Bom Menino. Em seguida, quem sobe ao palco são os Amos da Ilha e os Amos da Baixada. Já no meio da noite, o som da zabumba toma conta do ambiente e o Boi de Leonardo faz todo mundo dançar. Na sequência, a orquestra e o colorido das indumentárias do Boi de Axixá encantam o público, seguido do sotaque da baixada do Boi da Floresta.

Já no fim da festa do último dia de 'Vale Festejar', as matracas e os pandeirões do batalhão do Boi da Pindoba também marcam presença. O som envolvente dita os passos dos pés das índias e contagia maranhenses e turistas.

Encerrando essa edição da festa, a Companhia Barrica apresenta seu espetáculo Maranhão de Festejos. O grupo homenageia os 400 anos de São Luís, numa apresentação que mistura as danças e ritos juninos. “O tambor de crioula, a riqueza dos figurinos tradicionais, as danças... A referência visual do espetáculo é a diversidade de indumentárias do nosso São João”, explica José Pereira Godão, diretor da companhia.

No repertório do espetáculo, músicas como Todos Cantam sua Terra, de João do Vale; Louvação a São Luís, de Bandeira Tribuzi; e Toada em Oração, de Oberdan Oliveira. “É nosso presente para São Luís podermos apresentar esse musical no encerramento do Vale Festejar. A expectativa é gravá-lo em DVD e eternizar essa bonita homenagem à nossa cidade”, comenta Godão.

Mais

• O quê

Último dia do 'Maranhão Vale Festejar'

• Quando

Hoje, às 19h

• Onde

Arraial da Lagoa

Leia outras notícias em PortalNamira.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.