Espetáculo

Peça Pai & Filho participará de festival do BNB

Espetáculo é o único representante do Maranhão no evento e será apresentado no dia 30, em Fortaleza.

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 12h24

O espetáculo Pai & Filho, da Pequena Companhia de Teatro, dirigida por Marcelo Flecha, está na programação da sexta edição do Festival das Artes Cênicas, realizado pelo Banco do Nordeste. A montagem será apresentada dia 30 em duas sessões (com entrada gratuita), às 15h e 18h, no Centro Cultura do Banco do Nordeste, em Fortaleza. O festival acontece até o dia 31 de março, em três centros culturais do BNB, em Fortaleza, Juazeiro do Norte e Souza, no sertão da Paraíba.

Mais de 40 espetáculos de companhias dos nove estados do Nordeste, além de produções vindas do Rio de Janeiro e São Paulo, serão apresentados nas mostras Palco, Rua, Primeiro ato, Dança e Infantil. Pai & Filho está na mostra Palco que reúne dez espetáculos.

A programação contemplará também ações formativas, como as oficinas de formação artística voltadas para o público adulto e as oficinas de iniciação, além de um curso de apreciação de arte e debates nos programas Papo XXI e Conversas Filosóficas.

Tensão - A montagem de Pai & Filho, inspirada na obra Carta ao Pai, de Franz Kafka, foi contemplada no prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2009. O espetáculo estreou no mesmo ano, com apresentações em São Luís e Imperatriz. Em 2010, participou do XVII Fentep – Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente (SP), XVII Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (CE), II Festival Agosto de Teatro em Natal (RN). Dirigida por Marcelo Flecha e encenada pelos atores Jorge Choairy e Cláudio Marconcine, a peça propõe a reflexão das relações de poder gerada no ambiente familiar.

A transposição da obra escrita em 1919, porém bastante atual, recria com fidelidade o clima de opressão desencadeado pela constituição hierárquica da estrutura familiar, na qual predomina a figura paterna e somente sua opinião é válida. Trata-se, portanto, de um homem reprimido que não consegue estabelecer um diálogo com o pai, cuja encenação leva a uma discussão sobre os conflitos de geração e a fragilidade humana. Com um diálogo potente, o espetáculo discute a relação de poder familiar, resgata a tensão criada em um ambiente entre um pai forte e explosivo e um filho submisso.

Criada em 2007, a Pequena Companhia de Teatro tem como essência o princípio da Dramaturgia da Representação, ou seja, é uma dramaturgia entendida não apenas como um texto, mas como o diálogo de todos os elementos que contribuem para a representação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.