Tributo

Laborarte faz tributo a Nelson Brito hoje

Programação cultural lembrará a data de nascimento do ator e diretor teatral que morreu em 2009.

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 12h24

O ator, diretor, produtor e ativista cultural Nelson Brito será homenageado hoje, às 20h, no Laboratório de Expressões Artísticas do Maranhão - Laborarte (Centro), com um tributo pela passagem de seu nascimento. O artista, que morreu em 2009, deixou um grande legado cultural que será exaltado em exibições de vídeos, roda de capoeira, performances, poesias e apresentação musical.

A programação terá início com a mostra Cine Laborarte, com o documentário Cacuriá de Dona Teté, produção dos Pontos de Cultura Viva, de Floriano (PI) e Laborarte (MA). A seguir, será exibido o vídeo Tributo a Nelson Brito, de Camila Reis.

A seguir será montada uma roda de capoeira com os mestres Patinho e Nelsinho. As mulheres do Laborarte farão recital de poesia, performances, toque de caixas do Divino com canto e dança. Amigos, companheiros e admiradores de Nelson Brito farão apresentações musicais em sua referência.

Rosa Reis, Joãozinho Ribeiro, Josias Sobrinho, Chico Nô, Doda Ribeiro, Soraya Alhadef, César Teixeira, Cecé Ferreira, Jorge do Rosário e Gigi Moreira confirmaram presença. “Será uma coisa bem livre, cada um fará uma ou duas músicas e serão acompanhados por músicos que tocam percussão e violão na casa”, diz a diretora do Laboarte e companheira de Nelson Brito, Rosa Reis. “É claro que haverá espaço também para outros amigos que quiserem se manifestar”, completa.

A noite será encerrada com a participação do tambor de crioula do Laborarte, que tem à frente o mestre Gonçalinho.

Trajetória - Nascido em 1953, o ator e diretor teatral foi figura de destaque tanto na cultura popular como nas questões sociais que envolvem o teatro maranhense. Bacharel em Comunicação Social, com especialização em Jornalismo, Nelson Brito foi muito incentivado por sua mãe, Dona Lucinda, a se relacionar com o mundo da cultura e das artes. Iniciou sua carreira no teatro em 1969.

Foi um dos fundadores do Laborarte, em 1972. O grupo atuou diretamente na organização do movimento cultural do Maranhão. O diretor atuou como militante pelas políticas culturais e assumiu diversas funções. Foi secretário da Associação Brasileira de Teatro de Bonecos, em 1981 e 1982; tesoureiro e diretor regional da Confederação Nacional de Teatro Amador,de 1984 a 1989, e foi também presidente da Federação de Teatro Amador do Maranhão duas vezes, em 1984/85 e 1989/90. Foi ainda presidente da Fundação Municipal de Cultura, de 2001 a 2002. Nesse período coordenou o Festival Internacional de Música.

Para Rosa Reis, o tributo tem como função destacar a importância de Nelson Brito no cenário das artes. “Ele foi uma grande liderança, teve papel importante no movimento cultural do Maranhão e do Brasil. Vivemos juntos por 27 anos, tivemos três filhas e o que vamos celebrar é a passagem dele na Terra”, finaliza.

Serviço

O quê

Tributo a Nelson Brito

Quando

Hoje, às 20h

Onde

Laborarte, Rua Jansen Müller, 42, Centro

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.