Banda

Apresentação da Banda marcial do corpo de fuzileiros navais

Atualizada em 27/03/2022 às 12h32

Como parte das comemorações do 203º aniversário, o Corpo de Fuzileiros Navais, por meio da Associação Museu do Corpo de Fuzileiros Navais, está realizando a Turnê da Banda Marcial em diversos estados brasileiros.

Em São Luís, neste domingo, 9, a Banda fará uma apresentação especial e aberta ao público, a partir das 19 horas, na Praça Maria Aragão. O evento tem o apoio da Prefeitura de São Luís.

Hoje com sua composição de 116 integrantes, a Banda Marcial apresenta-se em todo território Nacional nas mais diversas e importantes cerimônias. Dentre as apresentações no exterior, destacam-se as realizadas na Inglaterra, por ocasião da coroação da Rainha Elizabeth II; em Portugal, nas comemorações cabralinas; No Paraguai, por ocasião das comemorações de sua independência em maio de 94; em Paris, com a abertura do desfile de 14 de julho de 2005, período este em que se comemorava o ano do Brasil na França.

Ao longo dos tempos, a Banda Marcial do CFN tem sido enriquecida com a inserção de novos instrumentos, destacando-se as gaitas de fole, presenteadas pela guarnição do Cruzador Barroso em 1952.

A Banda exerce papel preponderante no enriquecimento de nossa cultura, incentivando jovens e adolescentes ao ingresso no mercado de trabalho através das bandas militares. Além disso, tem sido referencial na formação das bandas de fanfarras em todo território nacional, motivo de orgulho para nossa corporação que retribui com brilhantes e belas apresentações, encantando o público por onde se apresenta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.