Colágeno

Nutriente fundamental para pele saudável

Saúde Plena

Atualizada em 27/03/2022 às 12h38

O colágeno é uma categoria muito complexa de proteínas formadas por aminoácidos no organismo humano. Ele tem o papel de facilitar a união das células e é o mais importante componente protéico de órgãos como a pele, cartilagens e ossos. Desta forma, um organismo saudável necessita de colágeno para a manutenção do tônus muscular e de uma pele firme.

Estudos indicam que, por volta dos 25 anos, o organismo começa a diminuir a produção de colágeno. Aos 50 anos, o corpo só produz em média 1/3 do que precisa. Acredita-se que esta seja uma das principais causas do envelhecimento, não só pelas rugas que aparecem na pele, mas pela fragilidade de outros sistemas. Com a diminuição do colágeno, as articulações e ligamentos perdem a elasticidade e a força, os músculos se tornam flácidos, a densidade dos ossos diminui e a cartilagem que envolve as articulações se fragiliza. Os cabelos se tornam finos e perdem a força. Alguns órgãos podem ter seu funcionamento completamente prejudicado.

Já a pele se desidratada, fica mais fraca, perdendo elasticidade, o que gera flacidez e aparecimento de estrias. O acúmulo de gordura sob a pele também cresce, formando os indesejáveis “pneuzinhos”.

Alguns nutrientes, porém podem vir a auxiliar no processo de reposição do colágeno. São eles:

Vitamina C: atua na formação do colágeno no corpo, podendo ser encontrada em alimentos como acerola, repolho, espinafre e pimentão. É possível haver reposição de colágeno, inclusive, por meio de pó e comprimidos.

Vitamina E: antioxidante, atua no corpo oferecendo maior proteção às células, retardando o envelhecimento delas. Pode ser encontrada em óleos vegetais como os de girassol, palma, milho, soja e azeite de oliva. Nozes, semente de girassol, germe de trigo, grãos integrais e vegetais verdes folhosos.

Selênio: grãos são boas fontes de selênio, dependendo da concentração de selênio no solo e água onde crescem. Outras fontes são: frutos do mar, carne bovina e carnes de aves.

Zinco: é distribuído por todo o reino vegetal e animal em abundância em segundo lugar em relação ao ferro. Algumas das principais fontes desse mineral são: carnes bovinas, peixes, aves, leite e derivados, ostras, mariscos, cereais, nozes e feijão.

Vale lembrar que a melhor forma de garantir uma pele saudável é a absorção dos nutrientes no intestino, o que é proporcionado por uma dieta equilibrada. Também é importante ressaltar que as estrias já desenvolvidas dificilmente serão diminuídas apenas com a atenção maior à ingestão adequada de boas fontes de colágeno. A atividade física associada à dieta para perder peso podem assumir esse papel diminuidor da flacidez da pele de modo bem mais eficiente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.