Cinema

Filme brasileiro selecionado para festival de Cannes

Filme À deriva será representante brasileiro no evento.

G1

Atualizada em 27/03/2022 às 13h18

Heitor Dhalia sofreu com a expectativa de ter seu novo filme, “À deriva”, selecionado para o Festival de Cannes. “Eu esperava, mas não acreditava. Comecei a me preparar para o filme não entrar na seleção oficial. Foi um dia cheio de boatos, até que finalmente recebi a notícia, na tarde de ontem”, contou o cineasta (de "Nina" e "O cheiro do ralo") em entrevista ao G1.

O longa será o representante brasileiro no festival, um dos mais importantes e tradicionais do universo do cinema. “Fiquei especialmente feliz, pois a seleção deste ano reúne grandes cineastas”, comemorou. A lista completa, apresentada nesta quinta-feira (23), traz filmes de Pedro Almodóvar, Quentin Tarantino, Alain Resnais, Ang Lee e Lars von Trier, entre outros.

“À deriva” conta a história de Filipa (Laura Neiva), uma adolescente de 14 anos em férias de verão com a família em uma praia, que faz o rito de passagem para a vida adulta em meio às descobertas do amor e à separação iminente dos pais, o escritor Mathias (interpretado pelo astro francês Vincent Cassel) e a professora Clarice (Debora Bloch). Fazem parte do elenco também Cauã Reymond e a atriz americana Camilla Belle (de “10.000 AC”), que é filha de mãe brasileira.

Para o cineasta, a presença de Cassel pode ajudar na repercussão do longa em Cannes. “Ele foi a primeira pessoa a me ligar, gosta muito do filme e está empolgado para mostrá-lo.” Sobre a apresentação, Dhalia prevê muitas lágrimas. “Imagino que será uma grande exibição, que seguirá o mesmo caminho das menores que já fizemos aqui no Brasil: todo mundo vai sair chorando. Acho que vai ser bem emocionante.”

No total, o Festival de Cannes trará 53 filmes de 23 países, sendo que 20 concorrem pelo prêmio principal, que é a Palma de Ouro. “À deriva” está fora de competição, como parte da mostra "Un certain regard". A 62ª edição do evento será aberta em 13 de maio, com a animação "Up", da Disney, e terminará no dia 24 do mesmo mês, com "Coco Chanel & Igor Stravinsky", de Jan Kounen.

A previsão é que “À deriva” chegue aos cinemas brasileiros em junho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.