Repetição faz cérebro antecipar ações prestes a ocorrer

Revista Galileu

Atualizada em 27/03/2022 às 15h28

SÃO PAULO - Cientistas americanos estão decodificando o mecanismo cerebral responsável pela antecipação de ações. Testes feitos com macacos revelam que os neurônios de uma área conhecida como V4 tendem a aumentar sua atividade sempre que os primatas executam alguma atividade já bem conhecida. Esse processo foi analisado por um grupo de neurologistas da Faculdade de Medicina de Baylor, em Houston, nos EUA, ajudando a explicar por que a prática leva à perfeição.

"A atividade dos neurônios aumenta quanto o evento é provável e diminui quando é improvável", explicou Dr. Geoffrey M. Ghose, um dos autores do trabalho e professor assistente de neurologia na Baylor. O trabalho está sendo publicado no número mais recente da revista "Nature".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.