Trabalhos de aposentados do PAI em exposição no Centro de Criatividade

Atualizada em 27/03/2022 às 15h28

Arte à Flor da Pele é o nome da III exposição dos aposentados do Programa de Ação Integrada (PAI) que vai estar à mostra até o próximo sábado (18), no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho.

A vernissage reúne 36 telas em acrílico sobre textura, pintadas por 19 artistas com idade entre 50 e 83 anos.

“O programa tem, entre outros, este objetivo: trabalhar e elevar a auto-estima dos aposentados”, enfatizou o gerente de Planejamento e Gestão, Luciano Moreira.

Entre os artistas que estão com seus trabalhos expostos, muitos já entraram no circuito profissional e outros estão mostrando pela primeira vez.

De acordo com a instrutora das oficinas que deram origem à exposição, Teresa Moraes Rêgo, a vontade e a disciplina dos alunos é de fundamental importância para a realização do

trabalho.

“Trabalhamos a arte como estética e como terapia e, até por isso, eles são tão dedicados”, frisa.

Apesar da pouca experiência profissional dos aposentados, o entusiasmo entre eles é grande. Heocenir de Santa Clara Fonseca, 73 anos, está participando, pela primeira vez, de uma vernissage.

“É muito gratificante participar do PAI e dos cursos promovidos pelo projeto. Quando estou pintando as telas, é como se estivesse em outro mundo. Esqueço os problemas e fico cheia de paz”, descreve.

Lina Maria Moraes Souza, 50 anos, também tem telas expostas. Antes da aposentadoria, ela lecionava como professora de artes. “O meu grande sonho sempre foi revelar meus talentos artísticos e minha criatividade em cima de uma tela”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.