Fernanda Montenegro ministra leitura dramática para aspirantes ao teatro

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 15h28

São 72 anos de idade, 52 dedicados à arte de representar. E agora, pela primeira vez, a grande atriz do teatro brasileiro vai ministrar uma oficina que tem como objetivos incentivar a leitura dramática para jovens aspirantes à carreira de ator e passar para as novas gerações a experiência que acumulou como intérprete.

Com o patrocínio da Brasil Telecom e a realização da Caixa Econômica Federal, 32 jovens participarão do projeto Oficina de Leitura Dramática, no qual serão apresentadas e desenvolvidas diversas modalidades de entendimento dramático de um texto. A Oficina será de 21 a 26 deste mês de outubro, sempre das 13h00 às 19h00, no Teatro da Caixa. Fernanda Montenegro e os selecionados recebem a imprensa para um brunch no dia 21 de outubro, às 11 horas, no Teatro da Caixa.

Até o dia 11 de outubro ficam abertas as inscrições para os interessados em participar. Cada um deve procurar o Teatro da Caixa e preencher um formulário. Uma comissão de quatro nomes de relevância para o teatro local fará a seleção dos 12 participantes e 20 ouvintes.

A Oficina é gratuita e terá a duração mínima de seis horas diárias. O evento irá circular por cinco cidades. A primeira foi no Rio de Janeiro, especificamente em São João de Meriti. Depois de Brasília, segue para Goiânia, Florianópolis e Campo Grande, regiões onde a Brasil Telecom opera. “Nossa intenção é possibilitar aos jovens, que sonham em seguir a carreira de ator e que não têm condições de pagar cursos especializados de teatro, compartilhar do talento de uma das maiores atrizes do país”, afirma Eva Doris Rosental, gerente de projetos culturais da Brasil Telecom.

Seis homens, seis mulheres e 20 ouvintes serão selecionados por uma comissão diferente em cada cidade. Os 12 primeiros se sentarão à mesa com Fernanda, participando efetivamente da oficina. Os ouvintes poderão acompanhar cada passo, mas não deverão interferir no processo, fazendo perguntas, nem serão chamados a fazer parte das leituras.

“Pensar e adestrar a arte dramática é entender a liberdade com que se deve enfrentar as diversas linguagens de interpretação por meio da pluralidade das encenações”, diz Fernanda que trabalhará sobre textos da dramaturgia nacional e internacional. Todo o material distribuído será gratuito para os alunos.

Um encontro dos 32 participantes com grupos de teatro locais e atores interessados marcará o encerramento das atividades. “As Oficinas de Leituras Dramáticas serão uma troca de experiências, tendo em vista o grande interesse e alta sensibilidade dos nossos jovens artistas”, avalia Fernanda Montenegro.

“A oportunidade de poder investir no aperfeiçoamento profissional do jovem artista de Brasília, através deste maravilhoso projeto com Fernanda Montenegro, é também uma das formas de promover e valorizar a atuação do Conjunto Cultural da Caixa, além de assegurar efetividade às suas ações em prol da preservação da cultura brasileira”, esclarece Raimundo Nonato de Sousa, Coordenador de Marketing Cultural da CAIXA.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.