COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH Revista: Os 114 anos da Academia de Letras

José Sarney foi um dos homenageados na solenidade

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h36
Capa do PH Revista

DONA de uma suave beleza, a jovem senhora Isabela Lutifi é o destaque de capa da edição deste fim de semana do PH Revista, na noite de muito charme e elegância que marcou a celebração dos 44 anos de Anderson Bentes de Sousa

CLIQUE AQUI E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA

 ------------------------------------

A Academia Maranhense de Letras foi palco do maior evento cultural desta primeira quinzena de agosto, com a belíssima e prestigiada festa de comemoração dos seus 114 anos de fundação, que homenageou personalidades do campo das artes e da cultura com a entrega da Medalha do Mérito Literário Graça Aranha.

Entre os homenageados esteve presente José Graça Aranha, bisneto do autor de “Canaã”, que atualmente reside em Zurique, na Suíça.

O ex-presidente José Sarney, que é decano da Academia, falou em nome dos acadêmicos condecorados; e José Graça Aranha, usou a palavra em nome dos homenageados com a Medalha Graça Aranha.

Condecorados. o ex-presidente José Sarney, que é decano da Academia, e José Graça Aranha, bisneto do homenageado

 

O poeta Francisco Tribuzi (filho do co-fundador do jornal O Estado do Maranhão, Bandeira Tribuzi) e este Repórter PH também receberam a homenagem da AML

 

A poeta Linda Barros exibe sua medalha ao lado dos acadêmicos Benedito Buzar e Carlos Gaspar
Eveline Cunha, chefe de Redação da TV Mirante, exibe a Medalha Graça Aranha ao lado do acadêmico Carlos Gaspar

 

O poeta José Maria Nascimento ao lado do decano da AML, José Sarney, foi um dos ilustres homenageados da noite

DE RELANCE

Recordes registrados no Guinness

Nos 35 anos de trajetória, o jogo acumula distinções, e algumas fizeram parte do Guinness World Records de 2008, o livro dos recordes mundiais. Nessa edição, o Street Fighter II foi considerado “primeiro jogo de luta usando combos”, “jogo de luta mais clonado de todos os tempos” e “jogo arcade de lutas mais vendido de todos os tempos”.

De acordo com o Fandom, um site especializado em jogos, a segunda versão do jogo, de 1991, faturou US$ 17 bilhões de dólares (cerca de R$ 86 bilhões) em valores atualizados. Isso coloca o jogo na quarta posição entre os mais vendidos da história.

Leitor desta coluna que acompanha a série desde criança, relata ter tido diversos videogames desde os três anos e que o Street Fighter foi, desde o início, o que mais lhe agradou.

Recordes registrados no Guinness...2

Para ele, o Street Fighter sempre significou a união com seus amigos. Quando ele era criança, cada um queria ficar melhor que o outro e treinavam para isso. (...) Hoje continua sendo um hobby para ele, e gasta bastante dinheiro com ele.

Quando perguntei sobre o que mais gosta no game, ele citou duas características: a comunidade que hoje se relaciona com o jogo – o que envolve os próprios amigos e a parte profissional da indústria – e o equilíbrio do game, que garante uma boa experiência.

E explica: é um jogo justo. Então, todos jogam no mesmo nível, todos têm o mesmo desafio e a curva de aprendizado. A pessoa acaba aprendendo a jogar com todos os personagens. Existem muitos termos técnicos, que é preciso saber. Então, para ele isso tudo torna a diversão melhor.

------------------------------------------------

Este sábado é todo de Marilete Mendes Viégas, viúva do comandante Washington Viégas. Letinha está mudando de idade mas vai limitar a comemoração a um encontro íntimo com os seus familiares

 Buhatem e homenagens

O cardiologista José Benedito Buhatem participou de dois momentos muito especiais no Congresso Norte Nordeste de Cardiologia realizado de 11 a 13 de agosto em Fortaleza.

Ele foi homenageado pelo trabalho quando esteve à frente da presidência da sociedade e recebeu pelo seu primo José Eduardo Moraes Rego Sousa um reconhecimento por sua contribuição mundial à cardiologia.

Ao lado dele, esteve sua filha Thais Buhatem Moreno, também cardiologista, que participou do Congresso como palestrante.

José Benedito Buhatem e sua filha Thais Buhatem Moreno no Congresso Norte Nordeste de Cardiologia

Origem do Dia dos Pais

Continua após a publicidade..

A data originou-se na Babilônia, há mais de 4 mil anos, quando um jovem fez um cartão em argila para presentear o pai, desejando-lhe sorte e saúde.

No Brasil, é comemorado no segundo domingo de agosto, mas cada país celebra em data diferente.

Os filhos, principalmente na infância, presenteiam seus progenitores, com o intuito de demonstrar ainda mais o carinho e a gratidão que sentem por eles.

A fim de tornar essa data ainda mais especial, os professores promovem diversas atrações para que os pequenos possam homenagear seus pais na escola.

Um pai tem a sabedoria de um mestre e a sinceridade de um amigo.

Ser pai é plantar e criar raízes, é ensinar segurando a mão com coragem e determinação.

Medalha para a Dra Amanda Sousa

Em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à saúde brasileira, a médica Amanda Guerra de Moraes Rego Sousa foi condecorada pelo Presidente Jair Messias Bolsonaro com a Ordem do Mérito Médico, na Classe Grande Oficial.

A Dra. Amanda é viúva do cardiologista maranhense, de Pedreiras, José Eduardo Moraes Rego Sousa, um dos maiores cientistas brasileiros da área de Cardiologia.

A solenidade de imposição das insígnias foi realizada em 5 de agosto, Dia Nacional da Saúde.

A Dra. Amanda Guerra de Moraes Rego Sousa recebendo a Ordem do Mérito Médico da Presidência da República, outorgada em cerimônia no Hospital Dante Pazzanese

TRE-MA em Ação

A presidente do TRE-MA, desembargadora Angela Salazar, após encerrar uma palestra, no último dia 9, em Pedreiras, adiantou que o projeto TRE-MA em Ação deve retomar suas atividades após as eleições de 2022.

“Afirmo às senhoras e aos senhores que a Justiça Eleitoral não se limita apenas a realizar as eleições, à contagem de votos e a proclamar os vencedores, mas também tem um papel social relevante, contribuindo no sentido de levar informações para o efetivo exercício da cidadania”, ressaltou a magistrada ao anunciar a retomada do projeto após o pleito.

Desenvolvido pela Justiça Eleitoral maranhense em parceria com a sua Ouvidoria da Mulher, o Ministério Público Eleitoral, a Ordem dos Advogados e a Federação dos Municípios, o projeto tem como temas prioritários a violência política de gênero, candidaturas fictícias, assédio e desinformação.

Neste primeiro ciclo, 8 municípios – Timon, Caxias, Codó, Imperatriz, Açailândia, Santa Inês, Bacabal e Pedreiras, sediaram o TRE-MA em Ação e a presidente Angela Salazar decidiu levá-lo adiante porque entende que ele é fundamental para a conscientização dos envolvidos.

Para escrever na pedra:

“As palavras proferidas pelo coração não tem língua que as articule, retém-nas um nó na garganta e só nos olhos é que se podem ler”. De José Saramago, Prêmio Nobel de Literatura

 TRIVIAL VARIADO

 Foi emocionante o concerto da Orquestra Sinfônica de Gramado, realizado ontem, no Palácio dos Festivais, em Gramado,  abrindo oficialmente a 50ª edição do Festival de Cinema de Gramado. Os músicos regidos pelo maestro Bernardo Grings interpretaram uma série de obras que marcaram a história do cinema nacional e também da TV brasileira.

No assunto: a começar por Adios, Nonino, do argentino Astor Piazzolla, utilizada em Toda Nudez Será Castigada, filme de Arnaldo Jabor, o primeiro vencedor do Kikito de melhor filme, em janeiro de 1973 – foi só a partir da década de 1990 que Gramado firmou o inverno como a estação para celebrar o cinema, após várias edições no verão e no outono.

O Maranhão só conseguiu marcar presença destacada no Festival, com o filme Acalanto, de Arturo Saboia, que arrebatou seis Kikitos. A película, inspirada no conto “A Carta”, de Mia Couto, que há poucos dias esteve em São Luís, continua ganhando prêmios.

Religiosos brasileiros visitaram nesta semana o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e o Centro de Monitoramento de Desastres, no interior de São Paulo, a convite da Iniciativa Inter-religiosa Pelas Florestas Tropicais (IRI Brasil). Objetivo: ajudar na conscientização sobre a crise ambiental.

Elena Maceiras, a argentina física nuclear que dirige a ABACC, está realizando em São Luís a exposição “Respiração Cromática”, na Casa do Maranhão. A curadoria da mostra é do poeta e curador Carlos Dimuro, que está com ela nesta Capital.

O escritor Joaquim Itapary é um dos poucos maranhenses que possui uma edição original do livro “Cartas de amor’, de Graça Aranha, escritas no começo do século XX e publicadas no Rio de Janeiro, em 1935. Ontem, ele enviou um pdf do livro para alguns amigos.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.