Capacitação

Estudante desenvolve projeto de robótica educacional

A estudante é do 5° período do curso de Sistemas de Informação do Ceuma.

Na Mira com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 12h06

A estudante do 5° período do curso de Sistemas de Informação da Universidade Ceuma, Debora Stefanello, desenvolve um projeto direcionado para a Robótica Educacional. A aluna desenvolve um robô que pode ser usado como ferramenta de aprendizagem de disciplinas como: Matemática, Ciências, Língua Portuguesa, Ciências Sociais, Computação, eletrônica entre outras. O objetivo do experimento é estimular o aluno a ser mais investigativo, crítico e criativo, além de motivá-lo na obtenção de conhecimento por meio da relação de multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdiciplinaridade entre os conceitos adquiridos em aula e a prática implementada em uma aplicação robótica.


Orientada pelo coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Sistemas e Tecnologia da Informação, Will Almeida, e com a ajuda de um kit robótico, que tem um conjunto de peças, como motores e sensores e uma placa de computador Arduino (uma plataforma de computação open-source baseado em uma simples placa com entradas e saídas tanto digitais como analógicas). A plataforma é muito usada por artistas, designers, entre outros, uma vez que permite criar objetos e ambientes interativos.
Com o robô, Debora Stefanello quer levar aos alunos e professores um meio inovador e diferente de se aprender e enriquecer o conhecimento, além de transformar um método completamente teórico em uma conciliação com a prática a fim de melhorar o desempenho destes, quer seja individualmente ou trabalhando em equipe, facilitando o processo de ensino-aprendizagem. “É uma forma diferente de ensinar, que por ser muito divertida atrairá a atenção dos alunos”, disse.


De acordo com Will Almeida, a metodologia empregada consta inicialmente de uma aula teórica de forma a inserir os conceitos básicos sobre robótica e sua relação de interdisciplinaridade. Após este momento parte-se para o desenvolvimento prático por meio de uma plataforma robótica onde são aplicados os conhecimentos adquiridos em sala de aula. “O aluno poderá aprender em conjunto com a robótica, em especial nas disciplinas de programação e lógica. A partir da teoria aprendida, os mesmos poderão executar na prática esse conhecimento”, frisou.

Continua após a publicidade..

O robô desenvolvido por Debora Stefanello estará, muito em breve, a disposição dos alunos do curso de Sistemas de Informação da Universidade Ceuma.

Para ler mais notícias do Na Mira, clique imirante.com/namira. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.