Rafael Bruno Moreira, aluno e monitor do 2º período do curso de Gastronomia da Universidade Ceuma, está concorrendo ao prêmio de 'Melhor Prato Feito do Brasil', o popular “PF”. O Concurso tem por objetivo estimular a criatividade culinária dos participantes por meio do envio e confecção de receitas culinárias de pratos principais, típicos da Gastronomia popular brasileira. Os restaurantes vencedores ganharão mais de 100 mil em prêmios, a serem investidos em empreendimentos como cursos e utensílios de cozinha, reformas entre outros.
O prato elaborado por Rafael Bruno e pelo chef de cozinha Marcelo Rios, que representa um restaurante de Pedreiras, está entre os dez semifinalistas e leva na receita pargo grelhado, salada de brócolis, couve-flor, cenoura e arroz com mariscos. É a mariscada com pargo grelhado.
"O prato tem um sabor tipicamente maranhense. A receita foi uma mistura do nosso sururu, do camarão, carne de caranguejo, a patinha e o filé de pargo grelhado", explicou o chef de cozinha Rafael Bruno.
Segundo Rafael Bruno Moreira, participar do 'Concurso Melhor PF do Brasil' é de suma importância para a sua formação acadêmica e para o curso de gastronomia, pois eleva o nome da Instituição, do curso, assim como amplia e administra o conhecimento adquirido pelas aulas ministradas.
“O curso de Gastronomia da Universidade Ceuma veio pra somar conhecimentos já adquiridos e aprendidos na sala de aula como o uso adequado das técnicas de cocção. Com a ajuda do Coordenador do Curso de Gastronomia, Wadih Aboud, pude elaborar um prato com a cara do nosso Maranhão”, afirmou.
Continua após a publicidade..
Na edição anterior do concurso de PF, a dupla de chefs conquistou o segundo lugar. Agora, eles se preparam para participar de mais uma edição do concurso, com uma nova receita.
Um clássico da culinária brasileira, o 'prato feito' é tema da segunda edição do concurso Melhor PF do Brasil. Idealizada pela Ticket, a ação vai premiar as três melhores receitas do país.
Para participar, restaurantes, lanchonetes, bares e padarias de norte a sul fizeram sua inscrição no site www.melhorpf.com.br e enviaram a descrição completa dos ingredientes, bem como o modo de preparo e fotos da composição final. Todos os pratos devem fazer parte do cardápio do estabelecimento e custarem até R$ 30,00.
Dez concorrentes serão pré-selecionados e indicados para votação do público no site do concurso. Os cinco PFs que receberem mais pontos serão avaliados por uma bancada de jurados, encabeçada pela chef Ana Luiza Trajano, do restaurante Brasil a Gosto. O resultado será divulgado no dia 4 de setembro e os três primeiros colocados serão contemplados com prêmios em produtos e dinheiro.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira