Leitura

Guru ensina caminho da felicidade por meio da inteligência artificial

Novo livro de Claudio Santana, cocriado com o ChatGPT, traz 15 chaves para as pessoas serem mais felizes.

Evandro Júnior / Na Mira

Cláudio Santana
Cláudio Santana (Foto: Divulgação)

Você é feliz? O que te faz se sentir desse jeito todos os dias? Cada um terá uma resposta diferente para isso, mas algo é fato: cabe somente a nós atingir essa satisfação e nos tornarmos mestres das nossas próprias felicidades. Foi sobre isso que Claudio Santana, escritor, polímata, futurista e entusiasta em IA abordou em seu mais novo livro: “Guru da Felicidade: 15 Chaves para ser mais Feliz”. 

A obra foi inteiramente cocriada com a inteligência artificial do ChatGPT. Essa é a segunda obra de Santana utilizando a tecnologia do ChatGPT, tendo a primeira, chamada “Os Contos de Anacron”, sido lançada em 2023. 

Em apenas um ano de diferença, muitas melhorias foram observadas na ferramenta, que permitiram uma escrita bem mais assertiva. “O primeiro conto foi muito mais difícil de escrever nessa plataforma, pois a IA apresentava certas discrepâncias no fornecimento das informações que precisava. Porém, notei uma evolução imensa nesse período. Ela se tornou mais inteligente e completa, fornecendo conhecimentos incríveis que me permitiram desenvolver um conteúdo completo sobre o tema”, explica.

O livro é um convite explícito para iniciar uma transformação pessoal em direção ao autoconhecimento e à felicidade genuína. Nele, a IA desempenhou os papéis de especialista em filosofia oriental e ocidental, além de psicologia positiva e autoajuda que, juntos, assumiram a narrativa transformando-a em um mosaico de sabedorias milenares e descobertas contemporâneas sobre a área.

A troca de conhecimentos desses especialistas permitiu que chegassem em 15 chaves que podem nos tornar mais felizes em nossas vidas, sendo elas: saúde e bem-estar, autoconhecimento, acolhimento, resiliência, gestão financeira, generosidade, apreciação, desenvolvimento pessoal, prazer, metas, relacionamentos, otimismo, gratidão, espiritualidade e propósito.

Mesmo sendo algo relativo a cada um, a soma delas é capaz de promover mudanças significativas neste sentimento. “As chaves de propósito, espiritualidade e relacionamento, na minha opinião, são o top 3 das mais importantes para nos dar direcionamento em nossas vidas. Mas, tive que filtrar as informações que foram fornecidas pela tecnologia, adequando-as junto aos meus estudos nessas áreas para que identificasse o que fazia sentido ou não de ser abordado”, complementa.

Muito mais do que uma obra teórica, o Guru da Felicidade inclui exercícios práticos que ajudem seus leitores a adotarem métodos favoráveis à melhora de sua felicidade diariamente. 

O guia destaca estratégias e práticas derivadas tanto da psicologia positiva quanto de ensinamentos ancestrais, todos adaptados para promover o crescimento pessoal e inspirar o leitor a explorar e nutrir sua felicidade inata. Ao todo, são 172 métodos estratégicos e 86 exercícios concretos que oferecem as ferramentas para construir mais felicidade dia após dia.

Seja em uma leitura linear ou explorando capítulos específicos conforme o interesse particular, a obra se molda à cada jornada pessoal, adaptando-se ao ritmo de descoberta e aprendizado de cada um. Ou seja, uma bússola que aponta para o crescimento pessoal, auxiliando-os em cada passo de suas jornadas de autodescobertas.

 

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.