(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Pergentino Holanda: Escola da Magistratura e nova Diretoria

E mais: ‘Pula-pula’ de olho nas urnas

PH

A desembargadora Sônia Amaral assumirá a diretoria e o desembargador José Nilo Ribeiro a vice-diretoria da Esmam
A desembargadora Sônia Amaral assumirá a diretoria e o desembargador José Nilo Ribeiro a vice-diretoria da Esmam

Escola da Magistratura e nova Diretoria

A desembargadora Sônia Amaral assumirá a diretoria e o desembargador José Nilo Ribeiro a vice-diretoria da Escola Superior da Magistratura do Estado do Maranhão (Esmam).

Na sessão plenária do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) de ontem (3/4), a desembargadora Sônia Amaral foi indicada para o cargo de diretora da Esmam. Em seguida, o presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, também indicou o desembargador José Nilo Ribeiro para o cargo de vice-diretor da Escola. Os nomes foram aclamados pelos membros e membras da Corte Estadual de Justiça.

A desembargadora Sônia Amaral agradeceu sua indicação feita pelo presidente do TJMA, pontuando os vários cargos ocupados ao longo de sua

carreira na magistratura, e ressaltando a diretoria da Esmam como um desafio diante do bom trabalho realizado pelos seus antecessores.

O presente de viver

A expectativa de um número crescente de vidas salvas ganha alento com a autorização eletrônica de doação de órgãos, ampliando a velocidade dos trâmites necessários.

O número atualizado é o de 42 mil pessoas na fila de transplantes de órgãos em todo o Brasil, das quais 1.087 aguardam no Maranhão.

O método salvador corresponde ao avanço das tecnologias, embora o apelo afetivo seja o tema predominante na campanha “Um Só Coração: seja vida na vida de alguém”.

O presente de viver...2

Chamada pela sigla Aedo, o sistema não apenas pode tornar mais ágil o processo caracterizado por extrema generosidade como também pode aumentar a confiabilidade do órgão compatível com o organismo de quem vai receber a doação.

A estratégia favorece também o livre arbítrio do protagonista da oferta, pois registra e formaliza a sua vontade por meio de um documento oficial, elaborado digitalmente em cartório de notas.

A luminosa iniciativa partiu do Conselho Federal do Colégio Notarial do Brasil e teve a chancela do Conselho Nacional de Justiça – CNJ.

O presente de viver...3

Basta acessar a plataforma (www.aedo.org.br), preencher o formulário, selecionar o cartório de preferência e agendar uma videoconferência. Durante o procedimento, a pessoa declara sua identidade e sua vontade de ser doadora.

Entre as práticas virtuosas a destacar, estão a facilidade, além de o processo ser inteiramente gratuito em um gesto autêntico e único.

No entanto, o ganho maior é mesmo a expectativa de reduzir a negativa ou dificuldade imposta por familiares, vencendo-se assim a forte e enganosa resistência na cessão de uma parte do ente querido – mas infelizmente já em óbito.

Com o cadastro eletrônico recém-criado, as famílias poderão persuadir-se do desejo da falecida ou falecido, ajudando assim a manter vivas aquelas em condições de resistir com a aquisição do órgão em sua plena utilidade.

‘Pula-pula’ de olho nas urnas

Foram pouquíssimos os deputados ontem na Assembleia. Amanhã acaba o prazo de filiação partidária para quem quer se candidatar em outubro e o mundo político está em ebulição.

O xis da questão é o ajuste de chapas para vereadores, este ano com novas regras, que enxugam bastante as alternativas.

Grande parte não aceita entrar em partidos que já tenham vereadores com mandato.

Comentando o assunto ontem, felpuda raposa da política maranhense disse que isso é fruto da nossa conjuntura política.

– É a falta de partidos ideológicos, em que as pessoas se agregam por defenderem princípios comuns. No interior isso é bem pior.

A maioria dos deputados está no apoio aos aliados.

A corretora de imóveis Jocionara Lima, e a Assessora de Investimentos e sócia da Perspective, Danielle Brandão comandam hoje, às 20h, a live Perspective, sobre investimentos financeiros para aumento patrimonial e plano sucessório
A corretora de imóveis Jocionara Lima, e a Assessora de Investimentos e sócia da Perspective, Danielle Brandão comandam hoje, às 20h, a live Perspective, sobre investimentos financeiros para aumento patrimonial e plano sucessório

DE RELANCE

Saúde Mental de Jornalistas

A Fenaj e a Fundacentro lançam pesquisa nacional sobre saúde mental dos/das jornalistas em evento que será lançado no dia 9 de abril, em São Paulo/SP, com transmissão pelo YouTube. A partir das 14h, na sede da Fundacentro, será realizada a apresentação da Pesquisa Nacional sobre Condições de Saúde Mental dos/das Jornalistas, projeto desenvolvido pela instituição e pela Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas), com o apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT).

A proposta é identificar, por meio de pesquisa quantitativa e qualitativa, os impactos da pandemia de Covid-19 e dos novos arranjos laborais, aprofundados a partir da reforma trabalhista de 2017.

De 2019 a 2022, ataques direto à categoria se intensificaram, em especial às mulheres e aos que trabalham para grandes empresas de comunicação, jornais, TV e portais.

Essas ações, certamente, trouxeram consequências à saúde mental das e dos jornalistas no país.

Saúde Mental de Jornalistas…2

O termo saúde mental aqui é compreendido como um conjunto de fatores que contribuem para o bem-estar geral do ser humano e seu equilíbrio físico e emocional.

A ausência ou limitação dessas condições tende a causar sofrimento mental, que acarreta consequências tanto no desempenho profissional como nos diversos aspectos da vida social e privada, com reflexos psicossociais.

Com esse projeto, a Fenaj e seus sindicatos, em conjunto com a Fundacentro, querem identificar tais impactos, o que deverá contribuir para auxiliar pesquisas paralelas que já ocorrem no campo da saúde mental e do trabalho.

Os resultados ajudarão a formular políticas sindicais e negociação com as entidades patronais, visando à melhoria das condições gerais e subjetivas do trabalho.

Pretende-se incentivar a criação de novas leis que protejam o trabalho do assédio e da pressão, com consequente manifestação da melhora da saúde mental coletiva.

Eli e Rose Medeiros no lançamento do livro “Cartas ao Neto – Versos Maquiavélicos”, de Daniel Blume, que é visto ao lado do casal, com a esposa Priscila. Logo após a noite de autógrafos, Eli e Rose viajaram para Tutóia
Eli e Rose Medeiros no lançamento do livro “Cartas ao Neto – Versos Maquiavélicos”, de Daniel Blume, que é visto ao lado do casal, com a esposa Priscila. Logo após a noite de autógrafos, Eli e Rose viajaram para Tutóia

Deu no Financial Times

Google planeja cobrar por buscas feitas com IA.

Diante da forte concorrência no setor com a OpenAI, do ChatGPT, que tem parceria com a Microsoft, a gigante Google estuda monetizar as melhorias incorporadas ao seu motor de busca, o mais utilizado no mundo, escreve o FT.

Entre as opções analisadas, a incorporação de recursos de pesquisa alimentados por IA em seus serviços de assinatura premium, que já fornecem acesso ao seu novo assistente Gemini AI.

A versão gratuita do Google Search seria mantida, mas com resultados menos abrangentes, e os anúncios continuariam a aparecer.

A Google começou a testar no ano passado um serviço de busca alimentado por IA. Mas a potência de cálculo exigida é tão elevada que a versão gratuita não seria rentável.

Cobrar por pesquisas representa uma guinada para a Google, que sempre ofereceu seu motor de busca principal gratuitamente.

Aço em debate

Representantes do Instituto Aço Brasil se reúnem hoje, em Brasília, para debater o projeto de lei que propõe medidas temporárias de proteção comercial aos insumos industriais estratégicos do setor.

O autor da proposta afirma que a medida é de “extrema importância porque tenta responder uma crise na indústria siderúrgica nacional, que vive o que chamam de ‘pesadelo’ diante da entrada massiva do aço chinês, que estaria gerando competição desleal no mercado”.

O principal problema do setor hoje é a concorrência com os chineses. A indústria já advertiu que, se os níveis de importação da China forem mantidos, empresas como a Usiminas irão fechar mais altos-fornos, sendo que outras falam em paralisação.

O projeto de lei prevê aumentar de 12% para 25% a taxação das importações do produto chinês cada vez que houver um aumento atípico de importação desses insumos pelo Brasil no período de 12 meses.

Para escrever na pedra:

“O progresso é impossível sem mudança; e aqueles que não conseguem mudar as suas mentes não conseguem mudar nada”. De George Bernard Shaw.

TRIVIAL VARIADO

Turismo: o Brasil passará a exigir visto de turistas da Austrália, Canadá e EUA. A medida vai começar a valer no próximo dia 10.

Peritos do INSS: corte de mais de 50% da meta de produtividade deixa quase 100 mil pessoas sem atendimento por mês, mostram dados do TCU.

O cineteatro Aldo Leite, no Palacete Gentil Braga, será palco, hoje, às 19h, da estreia do filme Lupicínio Rodrigues – Confissões de um Sofredor.

Logo após a sessão, às 20h45, será realizado um show com Joãosinho Ribeiro, Carbrasa, João Eudes, Zeca do Cavaco e quem mais quiser participar. O palco será livre.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.