Cultura popular

“Mulheres que dão no couro” comemora dez anos de existência

Em alusão, será realizado, neste sábado (30), na Praça da Faustina, o “I Encontro de Mulheres na Cultura Popular”.

Evandro Júnior / Na Mira

Atualizada em 26/03/2024 às 08h46
Coreiras do tambor de crioula
Coreiras do tambor de crioula (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - O ‘Sábado de Aleluia’ em São Luís será marcado pela celebração dos dez anos do projeto “Mulheres que dão no couro”, idealizado pela produtora cultural Carla Coreira. Para comemorar, será realizado o “I Encontro de Mulheres na Cultura Popular”, neste sábado (30), às 14h, na Praça da Faustina, na Praia Grande. 

A festa terá como atrações as DJs Vanessa Serra e Joana Golin, show da cantora Gisele Padilha, apresentação do grupo Flor de Maracujá, Mulheres Cazumbá, Mulheres Capoeira, Zambumbada com Tayna Redondo, Mestra Rôxa e as caixeiras do Divino Espírito Santo, além de tambor de crioula com “Mulheres que dão no couro” e A participação da feira criativa de mulheres do movimento de brechós de São Luís.

O projeto “Mulheres que dão no couro” é voltado para mulheres aprenderem a prática do toque e da dança do tambor de crioula. Faz parte de uma das ações culturais desenvolvidas na Capelinha de São Benedito, na Praça da Faustina. O espaço foi inaugurado em 2013, após a revitalização da praça, construindo a capelinha a partir de uma antiga lixeira.

A ação 'Capelinha de São Benedito' recebeu o prêmio nacional Rodrigo Melo Franco de Andrade, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A premiação reconhece ações de preservação do patrimônio cultural brasileiro, levando em consideração sua originalidade, criatividade, relevância e caráter exemplar.

O projeto “Mulheres que dão no couro” surgiu em 2014, por meio da produtora cultural e brincante popular Carla Coreira, que nasceu e cresceu em meio à cultura popular maranhense, no quilombo Santa Rosa dos Pretos, em Rosário (MA). A partir de suas vivências no tambor, ela enxergou um movimento bastante machista no que se relacionava ao fato de tocar o tambor, ação até então somente exercida por homens. 

Carla decidiu criar o ”Mulheres que dão no couro” para ensinar mulheres a tocar e dançar o tambor de crioula, com o objetivo de quebrar esse preconceito e machismo existente nos grupos em relação aos saberes populares e contribuir com o protagonismo feminino nas tradições da cultura popular do Maranhão.

“Será uma grande celebração às mulheres que fazem a cultura popular de São Luís, além de ser uma comemoração aos dez anos de nossa oficina, que é uma forma de empoderar a mulher no tambor de crioula, onde a prática era reservada exclusivamente aos homens. Foi por conta dessa situação que eu decidiu lançar o projeto”, explicou Carla Coreira. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.