Poesia

Coletânea de poesias evocativas semeia compaixão para enfrentar complexidade da vida

Em Rebento, a poeta carioca Fernanda Oliveira emprega toda a potência de sua voz artística para promover reflexões universais

Evandro Júnior / Na Mira

Capa do livro
Capa do livro (Foto: Divulgação)

Interpretar ou reinterpretar as experiências humanas, especialmente as traumáticas e dolorosas, é um processo desafiador, fonte de desânimo e ansiedade para muitas pessoas.

Em ‘Rebento’, publicação da Hanoi Editora, a poeta carioca Fernanda Oliveira emprega toda a potência de sua voz artística para promover reflexões universais que, sobretudo, almejam plantar sementes de esperança nos leitores.

A obra reúne 39 poemas inspirados pela vida e as emoções, por vezes contraditórias, que ela proporciona. O intuito é promover sentimentos positivos que germinarão com o compromisso de florescer e frutificar, assim como lindos carvalhos que um dia foram grãos.

Com brevidade certeira, a autora entrega textos evocativos e visuais, que estudam a pluralidade do viver de forma sensível e perspicaz. A própria palavra rebento, que identifica o compilado poético, é múltipla em significados, podendo representar tanto “broto” ou “descendente” quanto “explosão” ou “estouro”.

Fonoaudióloga por formação, Fernanda iniciou sua jornada artística por meio da Arteterapia, buscando uma forma alternativa e humanizada de auxiliar pacientes a superarem dificuldades com a linguagem. No processo, acabou se conectando com sua criatividade e encontrando novas formas de reconstruir a própria identidade.

Como mulher, ela utiliza a prática da escrita e da Arteterapia para ressignificar desafios e melhorar a autoestima. Passou a ministrar cursos de Escrita Criativa para fortalecer outras mulheres que encontrou pelo caminho a fazerem o mesmo. “Escrever promove um senso de empoderamento. Assim, temos mais controle da nossa narrativa e somos mais ativas na construção de nossa trajetória”, afirma a autora.

Rebento, então, materializa esse reencontro com o self em versos precisos e fluidos que criam uma jornada introspectiva e emocionalmente enriquecedora. Ao conectar-se com sua essência mais profunda, Fernanda Oliveira oferece um fruto tão delicado quanto arrebatador e entrega para o leitor um espelho que o incentiva a perceber a si mesmo com mais clareza e compaixão.

 

 

 

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.