Carna Alterna

Festival reunirá artistas da música alternativa de São Luís neste pré-Carnaval

O festival Carna Alterna terá 11 atrações e será realizado, no Centro Histórico, no dia 3 de fevereiro.

Na Mira

Atualizada em 22/01/2024 às 17h32
Bloco Gaiato, a banda Basttardz e Medusa serão atrações no evento
Bloco Gaiato, a banda Basttardz e Medusa serão atrações no evento (Divulgação)

SÃO LUÍS – No dia 3 de fevereiro a capital maranhense vai receber o Carna Alterna, evento que reunirá artista do heavy metal, hardcore, pop, trap, carimbó e musicas de carnaval também, por que não? Tudo em um só palco. Serão 11 atrações em mais de sete horas de música na Praça das Mercês, no Centro Histórico de São Luís. 

O Carna Alterna, que é uma realização do podcast Garagem Alternativa, tem como objetivo seguir fomentando a cena da música alternativa na capital maranhense. A programação da festa começa às 16h e para mais informações sobre o evento basta acessar o Instagram do Podcast Garagem Alternativa.

Subirão no palco do Carna Alterna: Basttardz, Alchimist, A Causa, Medusa, Carimbó dos Macacos, Vangloria Arcannus, Geoh, Dann, Eduardo L, Bloco Gaiato e DJ Allvdin. Veja abaixo mais informações sobre as atrações do festival:

Basttardz

Quarteto formato por André Nadler (vocais), Inaldo Jr. (guitarra), Adriano Ayan (contrabaixo) e Gabriel Matos (bateria), a banda de hardcore Basttardz vai trazer a música de protesto para o palco do Carna Alterna. Com guitarras pesadas do hardcore/crossover e influências rap e punk brasileiro, o grupo tem se consolidado no cenário nacional e se prepara para mais uma turnê nacional em 2024. Como sempre, é esperado um show energético.

Alchimist

A banda Alchimist, que tem em sua formação Cássio Marcos (vocais), Daniel “Shogun” (guitarra), João Lobo (baixo) e Isak Kraken (bateria), é sem dúvidas um dos expoentes do cenário de Heavy Metal em São Luís. Em seus shows, a Alchimist imprime no palco um visual lúdico, com pinturas faciais e elementos externos, trazendo uma experiência interessante. Para o festival, os alquimistas da música pesada maranhense devem apresentar um repertório que passa pelas principais músicas da banda como “Despair” e “Beyond Darkness”.

A Causa

Com engajamento social nas letras e influências do universo do hardcore, rap e metal, a banda A Causa – Adriano Ribeiro (vocalista), Valmir Neto (baixista), Deugivan (guitarra) e Rafael (Bateria) -, vai trazer ao palco toda a sua força lírica pesada com música de qualidade e bastante atitude. A banda faz parte da nova geração da música autoral maranhense e já coleciona grandes shows, abrindo para bandas como Detonautas.

Medusa

Entre os artistas da cena rap, Medusa canta desde os 10 anos e em 2022 surgiu como destaque na cena maranhense ao participar do projeto colaborativo “Raio-x”, da gravadora NUME Records. Medusa tem feats com artistas de outros estados em projetos colaborativos e em 2023 foi uma das atrações da primeira edição do Festival Garagem Alternativa.

Carimbó dos Macacos

A banda Carimbó dos Macacos, formada por Pedro (ukulele e vocal), Zé do Brownie (bateria e vocal), Dudef (percussão), Guz (baixo), Primo Preto (guitarra) e Rômulo (percussão e efeitos) explora as sonoridades do Merengue, Salsa e, lógico, muito carimbó. Carimbó dos Macacos é certeza de muito Pop Tropical no festival.

Vangloria Arcannus

O gothic metal, em misturas com metal progressivo, heavy metal e música clássica, também estará no Carna Alterna com a banda Vangloria Arcannus, quinteto formado Sterpheson Silva (vocal), Luciana Pinheiro (vocal lírico), Victor Moreschi (guitarra), Ariel Cruz (guitarra), Beatriz Almeida (baixo) e Tinho Louzeiro (bateria). O grupo é um dos nomes mais clássicos do cenário da música pesada de São Luís e atualmente estão divulgando o single  “Within an Unfinished Fantasy”.

Geoh

Geoh Nolasco tem influências do rock, mas hoje seu trabalho é totalmente voltado para os ritmos trap e pop. Geoh é também produtora e destaque da nova geração da cena do rap maranhense. Geoh tem entre seus principais lançamentos o EP “Deusa”, trabalho autoral que conta com seis faixas.

Dann

Outra revelação da nova geração do rap maranhense, Dann aposta no trap com letras ácidas sobre amor e fama. Tocando a carreira desde 11 anos, o jovem rapper tem entre os seus últimos trabalhos o EP FxxK Atenas, no qual tem parcerias com outros artistas maranhense. O hit  “Mangue Seco”, em parceria com BankZ6 e Socris, é um dos seus hits.

Eduardo L

Eduardo L tem dois anos de carreira, seis singles lançados, três videoclipes e três vizualizers publicados em todas as plataformas de streaming. O artista aposta no trap e no boombap, subgêneros do rap, para propagar letras críticas, reflexivas e um flow original. Além do trabalho musical de estúdio - com beats de produtores de diferentes cidades do país -, ele apresenta seu discurso através de fotos e peças audiovisuais nas redes sociais.

Bloco Gaiato

O Bloco Gaiato é comandado pelo cantor Yhago Sebaz, que neste projeto vai apresentar suas músicas, que caminham pelos campos artísticos do pop afrofuturista, além de muitos sucessos do carnaval. Yhago traz diversos elementos da cultura maranhense em suas composições, ritmos como bumba meu boi e tambor de crioula são bons exemplos do que Yhago usa como ferramenta para elaborar seus hits.

DJ Allvdin

Dj e produtor há 15 anos, Alladin tem seu trabalho imerso no universo da Bass Music, carregado de influências da musicalidade e cultura maranhense, incorporando a música eletrônica a regionalidade e percussividade local. Alladin compõe a Banda Casaloca, que tem um álbum e dois singles. Ele também é integrante fundador, como dj e produtor, do projeto Criolabeat, que mescla Tambor de Crioula com rap e outros ritmos latinos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.