Rotatividade

João Laurentino Neves assumirá Instituto Internacional da Língua Portuguesa

Aprovação do nome ocorreu pouco tempo antes de Incanha Itumbo terminar o seu mandato.

Evandro Júnior - Na Mira

Atualizada em 01/01/2023 às 08h37
Língua Portuguesa
Língua Portuguesa (Foto: Reprodução)

A partir de janeiro, a direção-executiva do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), com sede em Cabo Verde, será assumida pelo português  João Laurentino Neves, em substituição ao guineense Incanha Itumbo.

Tutelado pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o Instituto tem uma direção-executiva rotativa, cabendo a cada um dos nove estados-membros a sua nomeação por dois anos. Neste mandato, cabe a Portugal indicar um nome para o cargo.

A aprovação do nome de João Laurentino Costa Pinho Neves, que vai desempenhar o cargo em paralelo com o de vogal do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, ocorreu pouco tempo antes de Incanha Itumbo, o investigador e linguista guineense, terminar o seu mandato de dois anos, que iniciou em 6 de dezembro de 2018, data em que tomou posse.

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.