(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Mais uma empresa do Grupo Gentil

Mais: Espetáculo de Natal

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h36
Antonio Gentil fazendo a apresentação da nova empresa do Grupo Gentil, em São Paulo
Antonio Gentil fazendo a apresentação da nova empresa do Grupo Gentil, em São Paulo

 O empresário Antonio Gentil fez ontem uma reunião de apresentação da nova empresa do Grupo Gentil, no escritório da empresa, no bairro Itaim Bibi em São Paulo.

Antonio Gentil fez a apresentação do conceito da primeira loja que será inaugurada na icônonica Avenida Faria Lima.

O empresario potiguar, com negócios também no Maranhão, recebeu o advogado Pedro Rebelo de Sousa, titular de uma das maiores bancas de advocacia de Lisboa, o diretor da empresa EDP ENERGIA no Brasil, Nuno Rebelo de Sousa, respectivamente irmão e filho do Dr Jorge Rebelo de Sousa, presidente de Portugal, e o advogado maranhense Francisco Rocha.

O escritório tem sede em Lisboa e filiais em vários países.

Antonio Gentil entre os advogados Pedro Rebelo de Sousa, Nuno Rebelo de Sousa e Francisco Rocha
Antonio Gentil entre os advogados Pedro Rebelo de Sousa, Nuno Rebelo de Sousa e Francisco Rocha

 Tributo ao pôr do sol

Se você já curtiu um fim de tarde ensolarado no Arpoador, no Rio de Janeiro, certamente presenciou a tradicional salva de palmas ao astro-rei ao anoitecer.

Agora, o pôr do sol também passa a ser alvo de um tributo.

A partir deste fim de semana, o tributo será no Guaíba, em Porto Alegre, com direito a arquibancadas para um ritual bem parecido, com a diferença de que, lá, haverá trilha Sonora e será sempre aos sábados e domingos, dependendo das condições climáticas.

São Luís, que segundo poetou Lago Burnett, “serve ótimos crepúsculos”, poderia muito bem pegar carona nessa ideia e desenvolver projeto semelhante  na Península da Ponta d´Areia.

Governador em Brasília

O governador Carlos Brandão conseguiu viabilizar todos os objetivos que o levaram a Brasília nesta semana. Reuniu-se com a bancada maranhense no Congresso Nacional, obtendo dos seus integrantes o compromisso de mandar recursos para investimentos na Uema e conversou longamente com o senador piauiense Marcelo Castro, relator do Orçamento da União que está sob revisão.

Além disso, ele se reuniu com senadores, também para falar sobre orçamento, e esteve em reuniões da transição, bem como fechou a agenda com uma conversa importante com o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), que coordena o processo em nome do presidente eleito Lula da Silva (PT).

Apoio a candidatura

O prefeito de São Mateus, Ivo Rezende, conseguiu reunir, na noite da última terça-feira, pelo menos 123 prefeitos que demonstraram apoio a sua candidatura à presidência da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) nas eleições que acontecem no próximo dia 21 de novembro.

O encontro aconteceu no Vila Realle, no Calhau, com a presença de prefeitos do PDT, PL e Republicanos, partidos que estavam na base do senador Weverton Rocha, e do PP, PCdoB e PSB, que integram o grupo do governador Carlos Brandão.

Relatório e inquietação

Para os que esperavam das Forças Armadas um relatório robusto com indícios consistentes de fraude nas eleições, não é exagero dizer que a montanha pariu um rato.

Por isso, foi divulgado sem alarde na quarta-feira e interpretado como uma confissão de que nada de anormal se encontrou.

Só que, um dia depois, o Ministério da Defesa resolveu alimentar a inquietação com uma nota ambígua, em que não confirma a fraude, porque não conseguiu prová-la, mas não a descarta, mantendo acesa a chama da desconfiança.

Relatório e inquietação…2

A grande verdade é que as Forças Armadas se meteram numa enrascada.

Se colocassem em dúvida o resultado da eleição presidencial, teriam de levantar suspeitas sobre o sistema que elegeu o ex-ministro Tarcísio Freitas governador de São Paulo, o vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) senador pelo RS e os ex-ministros Tereza Cristina (PP-MS), Damares Alves (Republicanos-DF) e Rogério Marinho (PL-RN) senadores da República.

Ao insinuar e pedir que prossigam as investigações, o Ministério da Defesa alimenta a desconfiança e fornece munição para os que contestam o resultado das eleições.

O voo da paz

A Fifa anunciou o sucesso dos encontros diplomáticos com os governos de Israel e da Autoridade Palestina para israelenses e palestinos que compraram ingresso voarem juntos a Doha.

O futebol tem o poder de transcender fronteiras e promover a unidade. A Copa é o símbolo máximo disso.

O anúncio histórico (do voo conjunto) oferece plataforma para melhorar as relações em todo o Oriente Médio, disse um eufórico Gianni Infantino, presidente da Fifa. Se acontecer na prática, será fantástico.

Trata-se de uma das disputas religiosas por território mais violentas do planeta.

Embarcar e desembarcar israelenses e palestinos juntos é operação complexa e perigosa.

DE RELANCE

90º Encoge em Salvador

Corregedores das justiças estaduais de todo o país discutiram, ontem, sobre “Cooperação, Tecnologia e Cidadania”, durante 90º Encontro Colégio Permanente de Corregedores Gerais da Justiça do Brasil (Encoge) em Salvador (BA).

O evento, realizado no Fórum Ruy Barbosa, contou com a participação do corregedor-geral da Justiça, desembargador Froz Sobrinho; do corregedor nacional da Justiça, ministro Luís Felipe Salomão, magistrados federais e estaduais e especialistas convidados.

Homenagem no Encoge

Durante a solenidade em Salvador, autoridades receberam a “Medalha de Honra ao Mérito Desembargador Décio Antônio Erpen” instituída pelo Colégio Nacional de Corregedores (CCOGE) e a “Medalha Desembargador Adolfo Leitão Guerra” instituída pelo Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) para homenagear personalidades que prestem ou tenham prestado relevantes serviços ao Judiciário baiano.

A magistrada do Tribunal de Justiça do Maranhão, Ticiany Maciel Palácio foi agraciada com a medalha “Adolfo Leitão Guerra”, por sua contribuição para o fortalecimento da Regularização Fundiária no Brasil, em especial no Estado da Bahia, por meio do Fórum Fundiário Nacional.

Ana Lúcia Pestana é a aniversariante desta sexta-feira. Está comemorando bem-vividos 81 anos
Ana Lúcia Pestana é a aniversariante desta sexta-feira. Está comemorando bem-vividos 81 anos

Espetáculo de Natal

Com estreia em 2011, e temporadas em 2012 e 2013, no Teatro Arthur Azevedo, o premiado espetáculo musical “Era uma vez…”, será revivido com novas histórias no dia 20 de novembro, no TAA, às 18h, trazendo novas cenas e a magia do Natal.

O público vai conferir performances musicais de “A Bela e a Fera”, “Aladdin”, “A princesa e o Sapo”, “Branca de Neve”, “Cinderela”, “Frozen”, “Moana”, “Rapunzel”, “O Rei Leão” e “Turma do Mickey”.

Sucesso de público e crítica, o espetáculo traz como tema a magia, o encanto e os personagens de algumas das mais famosas histórias infantis, contando (e cantando) grandes clássicos da literatura infantil, cinema e teatro musical.

Espetáculo de Natal…2

A remontagem reúne em cena os cantores Carlos Alfredo, Dricca Araújo, Hítallo Ramos e Sarah Vale, capitaneados pelo cantor Fernando de Carvalho e regidos pela banda “Era uma vez…”, composta por quatro músicos, sob a direção musical de Rui Mário e grande elenco, com atores e bailarinos coreografados por Thayná Matarazzo.

Produzido por Fernando de Carvalho e Ruber Produções com direção geral de Ruber, roteiro e direção artística de Fenando de Carvalho, Ruber e Tedd Mac, o espetáculo tem duração de setenta minutos e promete emocionar crianças de todas as gerações.

Congresso do TJMA

O Tribunal de Justiça do Maranhão, articulado com outros órgãos do sistema de justiça, realizou, esta semana, congresso sobre atuação estratégica do sistema de justiça no tratamento de demandas sociais.

Judiciário, Ministério Público, OAB-MA e Defensoria Pública discutiram a função do sistema de justiça no enfrentamento dos constantes desafios sociais que emanam dos fenômenos de aprofundamento da exclusão social, disfunções provocadas pela globalização, avanços tecnológicos, causas ambientais, entre outros.

A ideia do congresso surgiu no dia 11 de agosto deste ano, Dia do Magistrado e Dia do Advogado, em encontros na sede da OAB-MA e depois no TJMA, com a constatação de que as instituições deveriam trabalhar de forma cooperativa.

SUS e procedimento cardíaco

O Ministério da Saúde incluiu o implante transcateter de válvula aórtica na Tabela do SUS na primeira semana de novembro.

As doenças cardiovasculares são a principal causa de mortes no Brasil e no mundo, e provocam o dobro do número de mortes em relação a todos os tipos de câncer, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Especialistas alertam que idosos estão mais propensos ao desenvolvimento dessas doenças devido ao envelhecimento do organismo.

Tabagismo, excesso de colesterol, hipertensão, obesidade, estresse, Ministério da Saúde.

Para escrever na pedra:

“As pessoas dividem-se entre aquelas que poupam como se vivessem para sempre e aquelas que gastam como se fossem morrer amanhã”. De Aristóteles, filósofo grego durante o período clássico na Grécia antiga.

TRIVIAL VARIADO

A banda Mix in Brasil, uma das mais requisitadas para eventos em São Luís, está completando dez anos de palco e vai comemorar com um grande evento na próxima segunda-feira, véspera de feriado.

No assunto: o show será realizado no Ipem Calhau, a partir das 18h, com a presença, também, da banda Argumento. A celebração terá no comando a cantora Mairla Oliveira, principal vocalista do projeto.

As férias se aproximam e as instituições de ensino começam a entrar na reta final de conclusão do semestre com diversas atividades. Na Faculdade de Negócios Faene, por exemplo, os alunos da turma do quarto período da graduação estão se preparando para as apresentações do Trabalho Integrado Pedagógico (TIP), que acontecerá no próximo dia 22.

Tem mais: esta semana, a instituição está recebendo a professora Valeska Trinta, que conduz aulas para os alunos do MBA em Logística e Engenharia Portuária.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.