Cultura

Primeiro encontro de cazumbas ocorre neste sábado (20) em São Luís

Evento gratuito ocorre a partir das 9h, no Centro Histórico em São Luís.

Na Mira

1º Encontro de Cazumbas da Grande Ilha em São Luís
1º Encontro de Cazumbas da Grande Ilha em São Luís (Foto: Reprodução / TV Mirante)

SÃO LUÍS - O 1º Encontro de Cazumbas da Grande Ilha ocorre neste sábado (20), na capital maranhense. O evento será realizado pela prefeitura de São Luís e contará com uma grande programação, a partir das 9h, no auditório da Associação Comercial do Maranhão (ACM).

O encontro ocorrerá em dois momentos, o primeiro será a realização de um seminário, de 9h às 18h, com rodas de conversas, no auditório da ACM. O evento contará com a presença de acadêmicos e pesquisadores. O seminário é totalmente gratuito e aberto ao público, para participar basta fazer a inscrição no site

O segundo momento do encontro começa após o seminário, com início do cortejo, saindo da ACM até a prefeitura de São Luís, onde ocorrerá o grande ‘bailado’ e o encontro de cazumbas, que irão se apresentar ao público presente às 18h.

O objetivo do evento é mostrar as belezas do personagem mítico e destacar a manifestação cultural do Bumba-meu-boi do Maranhão, que desde 2011 é reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural Brasileiro e titulado, desde 2019, pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. 

O que é o cazumba?

O cazumba ou cazumbá é um ser lúdico, curandeiro e zombeteiro e, no auto do bumba meu boi, tem a função de afastar os maus espíritos, quando ocorre a pajelança para ressuscitar o boi que foi sacrificado pelo vaqueiro, pai Francisco, para satisfazer os desejos da sua amada que estava grávida, Catirina.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.