(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Maranhense Antonio Sabóia no Oscar 2022

E mais: a homenagem ao presidente da Fiema, Edilson Baldez das Neves, em Imperatriz.

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h33
O ator maranhense Antonio Sabóia foi indicado para representar o Brasil na disputa por uma vaga no Oscar 2022
O ator maranhense Antonio Sabóia foi indicado para representar o Brasil na disputa por uma vaga no Oscar 2022

OS AMIGOS do ator franco-maranhense Antonio Sabóia vibraram com a indicação do filme “Deserto Particular”, de Aly Muritiba, para representar o Brasil na disputa por uma vaga no Oscar® 2022. O filme, protagonizado por ele, retrata a história de Daniel, um policial exemplar que comete um erro e é afastado de sua função, colocando sua carreira e honra em risco. Sua única alegria é Sara, moradora do sertão da Bahia, com quem se relaciona virtualmente. Não vendo mais sentido em continuar vivendo em Curitiba, ele parte em busca de Sara após seu desaparecimento

A NTONIO SABÓIA numa das cenas do filme “Deserto Particular”
A NTONIO SABÓIA numa das cenas do filme “Deserto Particular”

Camilla de volta ao TRE do Maranhão

A advogada Camilla Rose Ewerton Ferro Ramos carimbou, na última sexta-feira, o passaporte para voltar a integrar os quadros do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, onde ocupou o cargo de juíza substituta. Agora, ela entrou como juíza titular, na vaga decorrente do término do primeiro mandato de Gustavo Araújo Vilas Boas. A nomeação foi assinada e publicada no dia 15 pelo presidente da República Jair Messias Bolsonaro. Camilla, que é esposa do juiz federal Newton Ramos Neto, disputava a vaga com o também advogado Eduardo Boueres e o defensor público Davi Rafael Veras.

Simpósio na Associação dos Magistrados

A relação entre Estado, direito e sociedade frente às mudanças sociais e às crises no sistema político brasileiro na atualidade será discutida durante o I Simpósio 'O Poder Judiciário como Garantidor da Democracia e dos Direitos Fundamentais', a ser realizado pelo Tribunal de Justiça do Maranhão e Escola Superior da Magistratura na próxima sexta-feira, dia 22, das 9h às 11h, presencialmente, no Auditório da Associação dos Magistrados do Maranhão. O evento terá, também, transmissão ao vivo pelo canal do Youtube EAD-ESMAM. O simpósio integra programação comemorativa aos 35 anos da ESMAM, a ser celebrado em novembro de 2021. Participam como palestrantes os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e juristas Rogério Schietti Cruz e Reynaldo Soares da Fonseca, e o desembargador federal Ney de Barros Bello Filho.

Edilson Baldez é homenageado na abertura do Circuito de Negócio da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz
Edilson Baldez é homenageado na abertura do Circuito de Negócio da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz

LÍDER empresarial à frente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez das Neves recebeu, na cerimônia de abertura do Circuito de Negócio da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), a medalha de distinção honrosa de Sócio Honorário da ACII, pelos importantes serviços prestados em prol do crescimento da classe industrial e comercial maranhense. Além do presidente da Fiema, foi agraciado com o título o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Energia, Simplício Araújo.

Passaporte vacinal

Desde ontem, comprovar a vacinação contra o novo coronavírus é exigência para frequentar festas e participar de alguns eventos no Rio Grande do Sul. No cronograma do governo estadual, dividido em três faixas etárias, pessoas acima dos 40 anos já precisarão mostrar que estão com o esquema completo, o que deverá ser cobrado das demais em diferentes datas. Chamada de passaporte vacinal, essa comprovação não é obrigatória em todo o Brasil. Foi uma forma, segundo o governo daquele Estado, de permitir que as pessoas circulem de forma mais segura durante a pandemia em cinco tipos de ambientes que costumam gerar aglomeração: festas e eventos sociais, atividades artísticas, atividades de lazer, feiras e exposições corporativas e eventos esportivos.

Órfãos da Covid no Maranhão

Ao menos 142 crianças de até seis anos no Maranhão ficaram órfãos de um dos pais vítimas da Covid-19, entre 16 de março de 2020 e 24 de setembro deste ano. Os dados foram levantados com base no cruzamento entre os CPFs dos pais nos registros de nascimentos e de óbitos feitos nos 216 Cartórios de Registro Civil do Maranhão desde 2015, ano em que as unidades passaram a emitir o documento diretamente nas certidões de nascimento das crianças recém-nascidas em todo o estado.

Os números obtidos pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), entidade que representa os Cartórios de Registro Civil do Brasil e administra o Portal da Transparência, mostram que dois pais faleceram antes do nascimento de seus filhos. A propósito: já no Brasil, no mesmo período, ao menos 12.211 crianças de até seis anos de idade ficaram órfãs de um dos pais vítimas da Covid-19.

Othelino Neto, Flávio Dino e Márcio Jerry após a reunião no Palácio dos Leões
Othelino Neto, Flávio Dino e Márcio Jerry após a reunião no Palácio dos Leões

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto, e o governador Flávio Dino conversaram, ontem (18), no Palácio dos Leões, sobre projetos de lei, de autoria do Poder Executivo, em tramitação no Parlamento Estadual, entre eles o que cria o Estatuto Estadual dos Povos Indígenas. Na reunião, que também contou com a presença do secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Márcio Jerry, os chefes dos dois poderes também reforçaram a importância da relação de harmonia e respeito entre o Executivo e o Legislativo

Bons sinais para o setor de bares e restaurantes

Bares e restaurantes triplicam contratações em quatro meses e engatam retomada. Um dos mais afetados pela crise econômica gerada pela Covid-19, o segmento de alimentação fora de casa, vem apresentando sucessivos sinais de melhora desde maio, graças ao avanço da vacinação e ao aumento do trabalho presencial.

Mesmo assim, o nível de emprego só deve retornar ao patamar pré-pandemia no segundo semestre de 2022. Um dos setores mais afetados, o ramo de bares e restaurantes sinaliza retomada no Maranhão após meses de tropeços. Um dos sinais dessa busca por recuperação ocorre no emprego. Desde maio, a abertura de vagas com carteira assinada na área de alimentação triplicou.

Em agosto, o setor que representa bares e restaurantes abriu centenas de postos no Estado. O avanço da vacinação, a diminuição nas restrições de funcionamento estão entre os fatores que explicam o início da recuperação e o otimismo do setor para os próximos meses, segundo especialistas.

O último levantamento reforça a busca por braçadas mais largas. A pesquisa informal mostra que o percentual de bares e restaurantes locais que fecharam no prejuízo caiu para 40% em julho – menor patamar registrado desde o início de 2021. Esse indicador ficou em 85% em março e fechou junho em 50%.

Sinal verde para as contratações

Em âmbito nacional, o cenário é parecido. Pesquisa divulgada na semana passada pela Abrasel mostra que três em cada 10 empresários pretendem contratar nos próximos três meses no país. Também aponta que 20% está com dificuldade para recrutar mão de obra especializada.

Não há recorte estadual, mas há quem diga que essa tendência também é observada no Estado. É um momento de crescimento do setor e a gente está bem otimista que vamos conseguir superar esse momento da melhor forma possível – diz Armando Ferreira, diretor do Rio Poty Hotel.

Dívidas, restrições de funcionamento, aumento no preço de insumos e diminuição de renda desaceleram o ritmo dessa retomada, segundo o empresário. Ele estima que o setor vai seguir recuperando até a metade do próximo ano e começar a voltar ao patamar pré-pandemia no segundo semestre.

A verdade é que quando há mais pessoas voltando para o ambiente de trabalho, começa a movimentar mais os restaurantes, que ficam nas imediações dos escritórios. Há também a confiança das pessoas sendo retomada e, portanto, voltando a frequentar bares e restaurantes.

TRIVIAL VARIADO

A pandemia do coronavírus provocou ao menos 4.891.684 mortes no mundo desde que o escritório da Organização Mundial da Saúde (OMS) na China notificou o surgimento da doença em dezembro de 2019, segundo balanço estabelecido esta semana pela Agência France Press (AFP) com base em fontes oficiais.

Desde o começo da epidemia, pelo menos 240,31 milhões de pessoas contraíram a doença. Os números se baseiam nos relatórios comunicados diariamente pelas autoridades sanitárias de cada país e excluem as correções realizadas posteriormente pelos diversos órgãos de estatística, que concluem que a quantidade de mortes é muito maior.

A OMS estima, inclusive, que, se for levar em conta a sobremortalidade vinculada à covid19, direta e indireta, o balanço da pandemia poderia ser duas a três vezes maior do que o registrado oficialmente. Uma parte significativa dos casos menos graves ou assintomáticos continua sem ser detectada, apesar da intensificação dos testes em vários países.

No sábado, foram registrados no mundo 5.512 novas mortes e 352.368 casos. Os países que registraram mais óbitos, segundo os últimos balanços oficiais, são Rússia, com 997, Estados Unidos (486) e Brasil (483).

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.