Rede social

Clubhouse: boa oratória ajuda se destacar na rede

Outro segredo para se dar bem na oratória é lembrar que quando se trata de redes sociais a fala precisa ser clara, objetiva e estruturada para que não fique tão longa.

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
Clubehouse é uma rede social para bate-papo por áudio.
Clubehouse é uma rede social para bate-papo por áudio. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - O Clubhouse é um aplicativo de rede social para bate-papo com áudio, disponível somente para convidados e funciona apenas em iPhone (iOS). A plataforma funciona por meio de clubes e salas em grupos com temas específicos, em que os participantes só podem se comunicar por áudio, os chats ocorrem sempre ao vivo, e as salas possuem os "speakers", usuários que podem falar durante a conferência, e os "listeners", que são os ouvintes da conversa.

Com uma comunicação exclusiva por áudio, uma boa oratória se torna um trunfo fundamental para fazer sucesso como speaker. Lila Antoniere, coordenadora de Jornalismo da Universidade Estácio orienta em como se destacar com um bom áudio.

“Primeiramente, conhecer o público para quem você deseja falar. Existem diversos públicos: infantil, adulto, adolescentes, executivos. Para cada um desses nós nos comunicamos de formas diferentes. Para alguns de forma mais formal, para outros de forma mais descontraída e informal. Outra dica, que é também muito importante, é conhecer bem o assunto. Saber sobre o que está se falando é primordial para construir um bom conteúdo, um bom áudio”, explica a coordenadora.

Outro segredo para se dar bem na oratória é lembrar que quando se trata de redes sociais a fala precisa ser clara, objetiva e estruturada para que não fique tão longa.

“Nas redes sociais, essa é uma preocupação: precisamos ter cuidado com falas muito longas e explicações desnecessárias, pois o público pode cansar e perder o interesse rapidamente pelo assunto. O ideal é ser objetivo com um conteúdo que faça sentido buscando que o público reflita e entenda sua mensagem e se convença do que está sendo dito, e até mesmo, aplique na sua vida o que foi falado”, orienta.

Para se ter um ritmo bom de fala o speaker precisa estar atento a alguns detalhes:

1- Respiração: Se a frase for muito longa, sem pausas, a respiração falha e, com isso, dá a sensação de nervosismo ou cansaço.

2- Altura da voz: A voz precisa ser em um volume agradável. Isso ajuda no ritmo da fala.

3- Velocidade: Uma fala muito acelerada e sem pausas é difícil de entender e, inclusive de falar as palavras corretamente.

4- Entonação: Manter um ritmo bom e uniforme também passe pela entonação correta das palavras, modula as tonalidades da voz de acordo com o conteúdo para transmitir as ideias de forma mais ampla, precisa e afetiva.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.