Carnaval 2019

Veja como foi o desfile na Passarela do Samba de São Luís na 1ª noite

Na avenida, houve atrações como os Blocos Tradicionais do Grupo B e as tribos de índios.

Na Mira, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h14
Desfile no Anel Viário.
Desfile no Anel Viário. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Grupos de 'Tribos de Índio', 16 Blocos Tradicionais do Grupo B, e tambor de crioula ' Tenda do Tambor', deram o tom da animação no primeiro dia do Carnaval de São Luís 2019 na Passarela do Samba, promovido pela Prefeitura de São Luís com o apoio do governo do Estado. A abertura oficial das festividades carnavalescas aconteceu com a entrega da chave da cidade à Corte Momesca.

No espaço a programação inicia todos os dias às 18h e segue até a terça-feira (5). A entrega das chaves à corte momesca foi feita pelo vice-prefeito de São Luís, Julio Pinheiro.

Antes dos desfiles dos blocos de índios e tradicionais, o grupo que invadiu a Passarela do Samba foi o bloco do 'Folião Cidadão', levando mensagem de conscientização sobre comportamentos de cidadania e respeito ao patrimônio público e ao folião. Com coreografia animada por atores vestidos de agentes de limpeza e equipados com sacos plásticos, vassouras, carros de lixos, o grupo arrancou aplausos do público presente.

Já as raízes das tradições culturais maranhenses foram apresentadas pelos grupos de índios Kaiapó, Tupiniquim, Kamayurá, Curumim e Tapiaca Uhu. Logo depois, foi a vez do desfile dos Blocos Tradicionais do Grupo B, que contou com a participação de 'Os Gigantes', 'Os Tradicionais do Ritmo', 'Fênix', 'Os Trapalhões', 'Companhia do Ritmo', 'Renovação do Ritmo', 'Os Diplomáticos', 'Os Guardiões', 'Príncipe da Meia Noite', 'Dragões da Liberdade', 'Os Vingadores', 'Os Gaviões do Ritmo', 'Os Diferenciados do Renascer ou Ritmo', 'Os Inacreditáveis', 'Vinagreira Show' e 'Os Imbatíveis'.

A segurança no espaço da Passarela que possui 200 metros é realizada pela Guarda Municipal, Polícia Militar, Bombeiros Civil e Militar, e empresa de segurança particular. Para comodidade do público, o entorno da passarela conta com 100 banheiros ecológicos, fora os banheiros acessíveis próximos ao Espaço Preferencial. A praça de alimentação do espaço tem cinco barracas credenciadas, além de vendedores ambulantes devidamente credenciados pela Vigilância Sanitária e Blitz Urbana que, por sua vez, reforçará a fiscalização durante o período, com o objetivo de garantir mais segurança para os foliões. É proibida a comercialização de bebidas em garrafas e recipientes de vidro.

Foi reservado um espaço especial para acomodar idosos, crianças pequenas e pessoas com deficiência. No local, também há a presença de cinco interpretes de Libras (língua de sinais).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.